Alimentação dos peixes

6 dicas para as carpas comerem na sua mão

21 Comentários

Gostaria de fazer as carpas comerem na mão? Então siga nossas dicas!

Os lagos ornamentais em residências, condomínios, parques, escolas, escritórios ou quaisquer outros locais, além de valorizarem muito o imóvel, trazem uma sensação de paz e tranquilidade indescritível. Dentre os peixes que existem nestes lagos, os mais apreciados são as carpas nishikigois, por serem peixes muito belos e sociáveis.

Existem estudos científicos que identificaram dois tipos de personalidades nos peixes, os tímidos e os ousados. No entanto, quando eles estão em grupo, são menos propensos a timidez.

Para as carpas comerem na mão você vai precisar de um pouco de paciência e a técnica certa. Com um pouco de prática e persistência, as carpas irão até deixar você passar a mão nelas. Todos ficam encantados com esse momento, principalmente as crianças, que também poderão alimentar as carpas na mão e fazer carinho nelas.

Confira 6 dicas importantes para as carpas comerem na mão:

  1. Alimente as carpas sempre no mesmo local e nos mesmos horários do  dia com ração de qualidade.
  2. Escolha um horário do dia com menos incidência de sol na água. De preferencia para o horário sem muitas pessoas fazendo barulho ou se movimentando perto do lago.
  3. Coloque pequenas quantidades de ração, bem próximo de você, e fique no local para observá-las. As carpas mais corajosas ou famintas começarão a comer primeiro e o restante do grupo as acompanharão. Aos poucos, vá colocando a ração na sua mão e veja se elas se aproximam.
  4. Não caminhe para longe do lago no momento que elas estiverem se alimentando. Permaneça no local para que as carpas comecem a se acostumar com a sua presença.
  5. Caso as carpas não se aproximem para comer a ração na sua presença, suspenda a alimentação do dia.  Volte a alimentar no dia seguinte. Não se preocupe, as carpas podem ficar vários dias sem se alimentar.
  6. Experimente fazer algum tipo de som toda vez que for alimentá-las. Com o passar do tempo, só com esse som as carpas já saberão que o seu dono está chegando pra a hora da alimentação.

Em apenas alguns dias as carpas estarão comendo na sua mão

Gradualmente as carpas relacionarão sua presença com a hora da comida. Geralmente, isto pode levar cerca de 5 a 15 dias. Assim, coloque os alimentos cada vez mais perto de você e ponha suas mãos na água enquanto comem. As carpas aprenderão que o alimento vem de sua mão.

Com o passar do tempo, as carpas mais corajosas logo estarão cutucando sua mão em busca de alimento. Isto é apenas uma questão de tempo. Todos os seus peixes vão nadar, pulando em sua direção toda vez que você andar próximo ao lago. Esta socialização do dono com suas carpas é muito gratificante e ainda permite que você observe os peixes bem de perto e analise se possuem algum sinal estranho em seu corpo ou no seu comportamento, sinais esses, que podem indicar algum tipo de doença no peixes.

21 comentários

    1. Montei meu tanque há 15 dias no terraço. Só eu alimento as carpas (3 adultas e 3 com 20 cm). Ocorre que elas não são mansas e já pus em prática a dica do vídeo, mas ainda não obtive sucesso. Se eu trocar essas carpas por carpas novinhas, será mais fácil amansá-las ou devo conrinuar tentando com essas que tenho para obter sucesso? Outra coisa, se colocar o alimento perto de mim e elas não vierem comer, devo esperar e descartar o alimento ou devo deixar no tanque para que elas comam sem a minha presença?

      1. Oi Lázaro, boa tarde. As carpas devem estar estressadas pelo fato do lago ser raso, isso influencia muito. Acho que não adianta colocar carpas menores, eu insistiria com elas até se acostumarem. Se elas não comerem na sua presença, deixe o alimento para elas, mas veja se comerem depois, se sobrar retire.

  1. kkk, verdade, as minhas só faltam engolir meus dedos, alem de deixar passar as maos, e tem 2 que deixam ser jogadas para longe e voltam rapidinho, foi mais ou menos assim que chegamos a este momento….wladimir /santos

  2. Ola, tenho um laguinho com água corrente e algumas carpas mas apesar do tempo q trato delas( uns 3 anos) ,elas sentem medo de qualquer um q se aproxime, o q estou fazendo de errado?
    Obrigada

    1. Schirley, elas podem estar estressadas com algum coisa. Possivelmente por ter animais predadores por perto como alguns pássaros, pro exemplo. Tente fazer algumas tocas para elas se sentirem mais seguras.

    1. Boa noite
      Faz 40 dias que comprei minhas carpas
      Fiz um.lago lindo
      Mas eles so ficam.escondidas.
      Oque devo fazer pra que saiam das pedras
      Colo comida espero converso e nada.
      Se alguem puder me ajudar.

  3. Olá! Bacana suas dicas, mas tenho uma dúvida: em breve precisarei fazer uma viagem de 10 dias. A pessoa que me vendeu as carpas disse que elas podem ficar até 15 dias sem ração. Tenho pesquisado na internet, mas não obtive sucesso. É possível ficarem 15 dias sem ração??

  4. Bom dia precisava muito de ajuda fiz um lago novo mas troquei a mesma agua de um lago para o outro mas as carpas estao a morrer todas sabe me ajudar no que fazer e o que poderá ser ?

    1. Oi Pedro, tudo bem? Pode ter sido choque térmico ou de pH na transferência das carpas de um lago para o outro. Muitas outras coisas podem ser também, é difícil dizer sem mais informações. Tira umas fotos do seu lago e descreva os equipamentos que você tem nele. Nos envia para atendimento@cubos.com.br para que possamos lhe ajudar melhor. Abraços.

  5. Boa noite, gostei dos comentários e respostas de todos, mas gostaria de saber o final. Por exemplo : as carpas sairam das tocas e acostumaram com a presença de pessoas, acostumaram com ruidos ou barulhos do ambiente, deixaram do hábito noturno e passaram para hábitos diurnos. e entre outros.
    Pois hoje dia 15/05/2020 faz 6 dias que povoei o meu lago de 1600 litros com carpas que só saem da toca a noite e se me ver voltam para as tocas e se alimentam rápidos e ainda assim apressadas.
    No comentário da Cubos, diz que chegam a se alimentar na mão, mas como fazer isso se os hábitos das carpas são noturnas e ainda assim apressadas?
    Gostaria muito de poder obter a resposta.
    obrigado

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *