As carpas são os peixes para lagos ornamentais preferidos da grande maioria das pessoas. Essa preferência se deve ao fato de que as carpas são peixes extremamente dóceis e de uma beleza única. São animais de água fria e por isso se adaptam e diferentes climas.
Porém, ainda existem diversas dúvidas em relação a quais espécies são compatíveis para viverem junto com as carpas. Os principais fatores que afetam a compatibilidade entre os animais são:
- Temperatura da água;
- Quantidade de oxigênio diluído;
- pH;
- Dureza da água;
- Profundidade do lago;
- Hábitos alimentares;
- Comportamentais como agressividade.
Índice
Compatibilidade entre peixes para lagos ornamentais
Levando em conta que cada espécie possui um nível ótimo de cada fator citado acima e que cada animal também possui uma margem de tolerância para os mesmos, as principais indicações para lagos com carpas são:
Kinguios
Os Kinguios, conhecidos também como peixe dourado ou peixe japonês, são da mesma família das carpas (Ciprinídeos). Podem comer a mesma ração e possuem características muito semelhantes às das carpas. Apesar disso, são peixes mais lentos que as carpas e podem ter alguma dificuldade em se alimentar já que as carpas tendem a comer primeiro.
Cascudos
Peixes de fundo, os cascudos são muito mansos e podem conviver perfeitamente com as carpas. Gostam de comer as algas que ficam presas nas pedras por isso, são peixes comuns em lagos ornamentais. Não precisam de alimentação especial e encontrão, no próprio lago, tudo o que precisam para suas refeições. São animais de hábitos noturnos, mas também serão vistos durante o dia. Ficam muito grandes nos lagos e, por isso, coloque apenas um cascudo para cada aproximadamente 3000 litros de água.
Coridoras
Assim, como os cascudos, as coridoras possuem a sua boca voltada para baixo. Isso indica que a forma de se alimentar desse peixe é, preferencialmente, no fundo do lago. Possuem um nado gracioso e hábitos diurno, conferindo uma beleza adicional aos lagos ornamentais.
Espadas
São peixes pequenos e que nadam em cardume, deixando os lagos ornamentais com muita vida e divertidos. Por serem de cardume, ficam mais bonitos quando em grande quantidade no lago. Você pode colocar de 20 a 50 espadas para cada 1000 litros de água. Quando filhotes, poderão ser comidos pelas carpas. Por isso, prefira colocar esses peixes quando já tiverem mais de 5cm. Também não precisam de alimentação especial, e conseguirão suprir suas necessidades com a comida encontrada no próprio lago.
Molinesias
Assim, como os espadas, as molinésias são peixes pequenos e de cardume. São animais muito bonitos e possuem diversas cores. Se adaptam bem aos lagos ornamentais e costumam se reproduzir com facilidade. Quando os lagos possuem abrigos e esconderijos para os alevinos, existe uma grande possibilidade deles crescerem sem serem comidos pelos outros peixes.
Devemos lembrar também que outros fatores podem acarretar problemas entre as espécies de peixes para lagos ornamentais, mesmo estas sendo compatíveis entre si. Animais de tamanhos muito diferentes geralmente podem acarretar em predação. Um ambiente com superlotação acarreta em aumento da agressividade entre os animais.
Curta a nossa página no Facebook e fique sempre ligado nas novidades e posts para quem ama os lagos ornamentais.
Rafael Foresti é Zootecnista especialista em lagos ornamentais e piscicultura.