As carpas são os peixes para lagos ornamentais preferidos da grande maioria das pessoas. Essa preferência se deve ao fato de que as carpas são peixes extremamente dóceis e de uma beleza única. São animais de água fria e por isso se adaptam e diferentes climas.
Porém, ainda existem diversas dúvidas em relação a quais espécies são compatíveis para viverem junto com as carpas. Os principais fatores que afetam a compatibilidade entre os animais são:
- Temperatura da água;
- Quantidade de oxigênio diluído;
- pH;
- Dureza da água;
- Profundidade do lago;
- Hábitos alimentares;
- Comportamentais como agressividade.
Índice
Compatibilidade entre peixes para lagos ornamentais
Levando em conta que cada espécie possui um nível ótimo de cada fator citado acima e que cada animal também possui uma margem de tolerância para os mesmos, as principais indicações para lagos com carpas são:
Kinguios
Os Kinguios, conhecidos também como peixe dourado ou peixe japonês, são da mesma família das carpas (Ciprinídeos). Podem comer a mesma ração e possuem características muito semelhantes às das carpas. Apesar disso, são peixes mais lentos que as carpas e podem ter alguma dificuldade em se alimentar já que as carpas tendem a comer primeiro.
Cascudos
Peixes de fundo, os cascudos são muito mansos e podem conviver perfeitamente com as carpas. Gostam de comer as algas que ficam presas nas pedras por isso, são peixes comuns em lagos ornamentais. Não precisam de alimentação especial e encontrão, no próprio lago, tudo o que precisam para suas refeições. São animais de hábitos noturnos, mas também serão vistos durante o dia. Ficam muito grandes nos lagos e, por isso, coloque apenas um cascudo para cada aproximadamente 3000 litros de água.
Coridoras
Assim, como os cascudos, as coridoras possuem a sua boca voltada para baixo. Isso indica que a forma de se alimentar desse peixe é, preferencialmente, no fundo do lago. Possuem um nado gracioso e hábitos diurno, conferindo uma beleza adicional aos lagos ornamentais.
Espadas
São peixes pequenos e que nadam em cardume, deixando os lagos ornamentais com muita vida e divertidos. Por serem de cardume, ficam mais bonitos quando em grande quantidade no lago. Você pode colocar de 20 a 50 espadas para cada 1000 litros de água. Quando filhotes, poderão ser comidos pelas carpas. Por isso, prefira colocar esses peixes quando já tiverem mais de 5cm. Também não precisam de alimentação especial, e conseguirão suprir suas necessidades com a comida encontrada no próprio lago.
Molinesias
Assim, como os espadas, as molinésias são peixes pequenos e de cardume. São animais muito bonitos e possuem diversas cores. Se adaptam bem aos lagos ornamentais e costumam se reproduzir com facilidade. Quando os lagos possuem abrigos e esconderijos para os alevinos, existe uma grande possibilidade deles crescerem sem serem comidos pelos outros peixes.
Devemos lembrar também que outros fatores podem acarretar problemas entre as espécies de peixes para lagos ornamentais, mesmo estas sendo compatíveis entre si. Animais de tamanhos muito diferentes geralmente podem acarretar em predação. Um ambiente com superlotação acarreta em aumento da agressividade entre os animais.
Curta a nossa página no Facebook e fique sempre ligado nas novidades e posts para quem ama os lagos ornamentais.
Rafael Foresti é Zootecnista especialista em lagos ornamentais e piscicultura.
Amigos vi que vcs colocaram coridora.perdi duas carpas de 40cm cada.fui ver o que era.tavam com uma coridora dentro da garganta.a coridora abriu tipo os ferraosinho do lado que chego a furar a boca da carpa.
Acho que a carpa foi meio gulosa, rs. Normalmente elas comem peixes pequenos. Mas muito interessante seu relato, mais uma coisa para ficarmos atentos. Obrigado por compartilhar com a gente. Se puder, participe do nosso grupo de discussão de lagos no Facebook.
https://www.facebook.com/groups/lagosornamentais/
Peixe garra rufa sobrevive junto com as carpas?
Oi Pereira. Eu não vou saber lhe responder, mas se nos enviar um e-mail para [email protected] podemos passar para o nosso biólogo verificar. Abraços.
Boa tarde, costrui um lago de treis mil litros de água, coloquei a principio treis carpas e quarenta tilapias que ja estão com cinco meses e resolvi por duas vezes soltar lambari junto e as duas vezes não ficou nenhum vivo, só os lambaris que morreram po que será.
Edson, o correto é só deixar as carpas. Dessa forma você consegue controlar a qualidade da água.
Coridorias ñ combinam com carpas , como o colega falou, engolir uma é morte 75% das vezes. Quando consegue tirar, machuca muito
esse site ta errado coloquei o cascudo com a carpa eu cascudo morreu
O cascudo convide perfeitamente com as carpas. Acredito que ele deve ter morrido par algum outro fator.
Olá, existe algum risco dos cascudos comerem as ovas das carpas? Desde que eu coloquei 2 cascudos, nunca mais vi filhotes de carpas nascendo no meu lago… 🙁 não sei se é coincidência….
Eu tenho cascudo e vive bem com elas, eu crio em aquário 105lts . Tenho 3 carpas d 15 cm + – e a maior comeu um paulistinha kkk, sumiu ontem aq, tô com outro paulistinha no aquário pra vê . Coloquei um casal d Paulistinha há uma semana e um sumiu. (Tenho no aquário 3 carpas, 2 japonês , 2 acará e 1 cascudo, e agora 1 paulistinha ????
Boa noite!
Temos uma lago pequeno na escola. Colocamos kinguios e um cascudo. Posso colocar outra espécie junto com eles?
Sobre o lodo verde, como posso eliminar para não matar os peixes
Marli, bom dia. Vc pode colocar algumas espécies de cardume, como os espiadinhas, por exemplo. Mas se a sua região for muito fria, eles podem sentir e morrer. Com relação ao lodo tenho que entender melhor para lhe responder. Consegue enviar algumas fotos?
Agradeco pelas dicas de peixes que podem cpnviverem juntos.sou iniciante no assunto.mas gosto muito de peixes.. Tenho um cascudo.uma carpa.um kinguio e outro nao me lembro.. ainda vou ter um peixe telescopio.acho engracado. Michele
Obrigado por nos acompanhar Michele.
Boa noite. Gostaria de receber uma consultoria local para conhecer meu lago e propor melhorias. Conhece alguém em Goiânia que pode prestar este tipo de serviço?
Leandro, acabei de lhe enviar um e-mail. Aguardo seu contato.
Att,
Carpa come o olho do peixe telescópio e comeu o rabo do meu peixe japonês
Tenho 16 carpas medidas 10cm entre 20 cm mais ou menos o que posso colocar junto o lago mede 6×4 e 40 cm de altura
Cleusa, não entendi a sua pergunta. Se for melhor nos envie um e-mail para [email protected]
Olá Eu posso colocar carpa junto com os guppy no lago?
Olá, eu acho que o problema vai ser a temperatura no inverno.
Se colocar após o inverno, vão se adaptar bem, e os filhotes que ali nascer com certeza vão se adaptar com a água fria
Tenho umas 15 carpas de mais ou menos 20 cm e mais ou menos uns 50 espadinhas que agridem as carpas fazendo que elas parem de comer e se refugiando acho que vou me livrar dos espadinhaas o que vc acha ?
Qual o tamanho do seu lago?
eu ainda estou construindo meu lago, mas gostaria de ter umas tilapias no lago , da algum problema com carpas?
Boas divas. Meu lago tem 10 mil litros, no momento só tenho Carpas e Japonês( Kinguios).
Mas GRATO pelas informações… vou introduzir umas Molinesias e Espadas, já um pouco crescidas e também os Cascudos.
Meu lago tem areia no fundo. Comprada de um bom fornecedor e propria para lagos. Isso ajuda a Biologia da água é bom para os peixes. De plantas so tenho 2 Ninféias, uma RUBRA SP e outra BRANCA, mas ainda não deram flores
Coloquei no lago várias Aguapés, porém, eles soltavam muitas raízes, afetaram até minhas bombas, resolvi tirar tudo, fiz certo?
O LAGO não dispõe de abrigos ou LOCAS para peixes pequenos, seria bom fazer umas LOCAS com pedras de Seixo Rolado, para defesa dos peixes menores?
EU fiz uma Cascata muito bonita e tenho um Ozonizador, com filtro UV de 36W, a água está cristalina.
O que tem me desagradar o e MUITO é o grande consumo de energia. O OZONIZADOR, só funciona quando ligo uma Bomba de 25 mil litros, com potência de 620W, é uma bomba da Orca da Cubos, porém, consome demais energia, aí eu só ligo às vezes, tenho uma bomba de 2mil litros da Mídos, mas não tem pressão para acionar o Ozonizador, segundo os técnicos da PANAZON, empresa muito bem conceituada nessa área, de Ozonizadores.
Por fim, comprei em 6 de Setembro de 2018, SEIS tartarugas, todas com Certificado do IBAMA, Comprei da Reseva Romanetto no Paraná. Como já tinha um laguinho com 700 litros,preparei e coloquei as Tartarugas Tigre de água, elas chegaram do tamanho de uma moeda de UM REAL, Hoje, 10 de Fevereirode 2019, já cresceram muito, como esse laguinho pega muito sol elas adoram. Ofereço ração de ótima qualidade da SERA, própria para tartarugas Tigre de água e DUAS VEZES POR SEMANA, ofereço CARNE CRUA E MOÍDA ELAS COMEM ADORAM ESSA PROTEÍNA. Elas tomam bastante sol o que é excencial para o desenvolvimento do Casco das Tartarugas.
Tenho idéia de quando elas tiverem UM ANO DE IDADE, colocar no lago GRANDE, isso é aconselhável? Elas convivem bem com UM MIX DE CARPAS… ESPADAS… CASCUDOS E MOLINESIAS???
Acho que já falei demais, conto com sua orientação.
Como final, meu lago fica na cidade de ITAIPAVA, DISTRITO DE PETRÓPOLIS NO RIO DE JANEIRO – RJ, Éuma cidade serrana do Rio e no inferno esfria bem.. Se for possível, me orienta com relação às Tartarugas que NÃO SUPOTAM O FRIO E POR ISSO ELAS HIBERNAM… E NÃO SE ALIMENTAM É BAIXA SUAS DEFESAS… E ELAS PODEM CONTRAIR DOENÇAS. PENSO EM INSTALAR UM SISTEMA DE AQUECIMENTO COM LAMPADAS DE UVA E UVB… para fazer face ao fria… a água fica realmente gelada, para Tartarugas de sangue frio é péssimo.
Obrigado.. AGUARDO UMA RESPOSTA… E SOU INICIANTE NO LAGUISMO ME AJUDA!!!!
Olá Djair, bom dia
O correto é deixar a bomba funcionando 24h por dia. O sue lago de 10.000 é grande, não da para ter uma bomba mais fraca do que a Ocra 25000. Com relação as tocas para os peixes menores é interessante fazer sim. As tartarugas podem ser um pouco agressivas com os peixes, mas em um lago grande não terá problema.
Abraços.
Quanto ao ozônio, coloca uma bombinha de ar pra tocar ele que funciona perfeitamente e consome bem pouca energia.
eu tive que tirar o cascudo do meu lago pois ele estava atacando a minhas kois chegou a machucar uma eu nao recomendo colocar cascudo junto com as carpas ja tenho varios amigos que tiveram este mesmo problema
Olá boa noite, fizemos um lago com todos os equipamentos da Cubos e tratamos a água também com os seus produtos. Usamos UV, ozônio, possuímos leds, mas a colocação das nossas rochas acabou fazendo duas tocas e nossos peixes não saem de jeito nenhum de dentro das tocas ao dia, somente a noite. Temos 7 kinguios pequenos, 2 grandes, 30 espadinhas, 10 barbos Sumatra, 10 Mato Grossos, 6 ciclidios africanos, 4 carpinhas pequenininhas, 7 pequenas com 20cm, 3 com 24cm e 1 com 32cm. É só começar a escurecer pra sair todo mundo de dentro das tocas. Não saem por nada desse mundo de dia. Existe algo que faça mudar o hábito deles para que possamos vê-los? Meu lago tem 3x4x0,30. Isso é questão de tempo ou não vão sair nunca? É muito ruim tirar as tocas? Precisamos de ajuda! Obrigada!
Oi Vivian, tudo bem? Os peixes ficam entocados quando estão assustados. Isso pode ser porque o lago é novo, por exemplo. Vale a pena esperar um pouco mais para avaliar.
tenho carpas e tilápias e acho convivem bem
Tenho uma caixa d’água com muitos lebistes só que agora ganhei 10 carpas de uns 15 cm cada.
Junto com as carpas vieram 18 tilápias e 3 cascudos.
Comprei outra caixa e coloquei todas as carpas. Tilápias e 2 cascudos. Coloquei um m cascudo junto com os lebistes.
Será que posso colocar as carpas com os lebistes e deixar a uma caixa só com as tilápias e os cascudos?
Você até pode misturar assim, mas as carpas precisam de espaço para se desenvolver bem. O indicado é uma carpa para cada 500 litros de água pelo menos.
Fiz um lago em casa, pequeno de 2 mil litros, mais estou com problemas e preciso de um socorro.
Foi colocado 50 lambari prata .
Eles ficaram uns 20 dias só eles.
Tem 5 dias que colocar as carpas e. Foi aí que lascou.
Eles bicam e aí elas só ficam escondidas. Consegui tirar a metade. Por favor me dê uma luz ,o que eu faço??
Helena, entramos em contato por e-mail, veja se recebeu a resposta.
Muito bom o artigo. Parabéns!
Obrigado por compartilhar informações que serão muito úteis para todos os apreciadores do laguismo.
Só não entendo uma coisa, Espadas e Molinesias são muitos sensíveis as temperaturas baixas. como os lagos tem temperaturas abaixo de 24 graus esses peixes não suportariam em épocas de frio.
E num lago de tilápias, que peixes posso colocar?
Oi Sueli, se for um lago ornamental o ideal é tirar as tilápias e colocar carpas. O tipo de peixe vai depender da finalidade do seu lago.
Tal como o Leandro disse acima (28/05) preciso de um técnico para ativar meu lago. Posição geográfica: cidade de Quatis (RJ) próximo a Resende RJ e Barra mansa RJ
Posso colocar carpa junto com murinrsia
Oi Eliane, tudo bem? Não conheço esse peixe. Não seria a Molinésia?
Boa tarde, Caio !
Sou o Mario aqui “Arteiro Decor (@arteirodecor)” estou orçando um lago aqui em Betim / Mg para um cliente meu acima do chão. Com duas paredes em alvenaria e duas em vidro. Devido eu também ter a visão lateral deste lago o acará teria um bom relacionamento com as carpas ?
Bom dia! Acredito que o grande segredo é observação e acompanhamento. Tenho varias especies convivendo em harmonia com as carpas, mas temos que que estar sempre atentos a comportamentos anormais, para manter o equilíbrio do lago. Primeiro ponto e essencial é a filtragem, para quem quer ter muitos peixes. O ozônio da cubos, foi quem solucionou o problema da qualidade da água, para uma população alta de peixes, alem claro da filtragem biologica e UV. Como citado no artigo, outro ponto são os parâmetros de temperatura, PH… que algumas especies podem não se adaptar aos tolerados pelas carpas. Tenho Carpas, Oscar, Peixe Faca, Cascudos, Tricogaster, Cometa, Arraias, Espadas, Molinesias, Gurami – Gigante, moreia e tartaruga tigre dágua em um lago de 9.000 Litros. O que me atrai no lago é a diversidade, mas temos que estar sempre atentos, pois problemas podem acontecer, tive que retirar um ciclideo americano(Labiatus) pela agressividade. Espero ter contribuído, com quer ter outras especies além das carpas, como eu! Forte abraço.
temos um lago no condomínio para irrigação dos jardins com as medidas de, 26 x 17 mts.e 2,20 mts de profundidade, é abastecido com água do poço artesiano e mantemos a mais de 8 anos com centenas de tílapias e a cada dois anos retiramos uma certa quantia para manter o lago.
precisamos de reformar o sistema de impermeabilização. Vocês poderiam nos fazer uma visita ou indicar alguma empresa “somos de São José do Rio Preto” SP.
Obrigado
Adriano
Oi Adriano, tudo bem? Vou lhe enviar um e-mail.
Boa noite! Eu tenho um Carboja/Tamoata no aquário, mas meu aquário está ficando pequeno para ele, gostaria de doar para um amigo que tem carpas. Eu tenho outros peixes no aquário e nunca tive problemas do meu Carboja com eles, nenhuma agressão ou importunação… É um peixe que gosta de se movimentar mas não machuca os outros peixes, será que tem algum problema o Caborja com Carpas ?
Posso botar todos os peixes que disse no mesmo local ?
Não recomendo misturar tantas espécias assim, melhor escolher duas ou 3 no máximo. Abraços.
Tenho um laguinho de mais ou menos 1500 L. com dois pintados com mais ou menos 6 anos e estão com mais ou menos 50 cm. É possível colocar algumas carpas junto com os pintados?
Antonio, o Pintado é um peixe carnívoro, se a carpa couber na boca dele ele vai comer. Não recomendo colocar as duas espécies juntas.
Adorei esta página.
Tenho gold fish e tilapias misturados na minha lagoa, sera que é uma boa opção? Ou uma das epecies corre o risco de ser devorada?
Oi Carmélia, obrigado por nos acompanhar. A tilápia é um peixe bem mais rápido que o gold fish, talvez eles tenham dificuldade de se alimentar. Se tiver espaço suficiente, acho que não vai ter problemas fora a alimentação.
Abraços.
Olá! O peixe “Mato Grosso” pode ser colocado com carpas (20-30cm) e kinguios? Obrigado!
Pode ser que as carpas comam os menores…
Estou construindo um tanque e vou colocar o tambaqui e quero colocar as carpas pra fazer limpeza é verdade que elas ajudam a limpar?
Oi Ana. Talvez ajude a limpar a areia do fundo, mas não vejo vantagem em colocar apenas com essa função.
Tenho 11 carpas de uns 10 cm cada e quero colocar uma traíra filhote também de 10 centímetros.
Existe risco da traíra atacar as carpas?
A traíra vai comer as carpas assim que elas couberem em sua boca.
Boa noite caio e o JF de BH MG tenho uma otima casa e gostaria de fazer um belo lago voce mlm imformaria um otimo profissinal obrigado
Legal amigo, estamos conversando pelo Whatasapp. Abraços.
Paulistinha pode conviver com as carpas
Pode sim Renato, sem problemas.
Posso colocar alevinos de carpas com kinguios em um aquário de 100 litros, as carpas não ficarão por muito tempo, pois são destinadas a venda, mas posso colocar por algum tempo? Elas não tem nem 5 cm direito, são bem pequenininhas.
Se os Kinguios forem grande acho que vão comer os alevinos.
Olá, boa tarde,
Tenho um lago pequeno de uns 800lts,com carpa e kinguel,ultimamente tenho tido problemas com sapos,o lago está cjeio de girinos,não sei mais o que fazer.
Me orientaram a colocar tilapias,predador natural,minha dúvida é se elas não vão atacar os kinguels.
Me ajude…horror a sapos…afff
Não recomendo colocar tilápias. Tente fazer uma barreia de sal em volta do lago, vai afastar os sapos.
Ola amigo, tenho um pequeno lago de aproximadamente 700L com algumas carpas koi é recentemente ganhei 2 tilapias filhote, de 10cm, pretendo colocalas em outro tanque, para iniciar outra criação, mas ainda não construí, poderia mante las junto com as carpas nessa fase de filhote ainda, ou seria melhor eu me desfazer das tilapias?
Pode manter junto sim, não tem problema.
Olá! Parabéns pelo blog e pelo artigo. Tenho um lago ornamental de aproximadamente 10.000L. Possui uma lâmpada UV de 95W e filtro biológico em bom funcionamento. Porém estou com 2 problemas:
1) Inicialmente foram colocados 5 lambaris durante a montagem do lago, para eliminação de larvas de insetos. Os lambaris se reproduziram e chegaram a quase 50. Consegui tirar a maioria, mas sobraram 5 que não consigo mais retirar. Eles atormentam as carpas e chegaram a comer parte das nadadeiras delas. Alguma ideia para retirar? Já utilizei armadilhas, passágua, redes, etc.
2) Meu reator UV queimou e ficou cerca de 10 dias parado. Nesse período a algas tomaram conta do lago. Após a reinstalação do filtro UV a água voltou a ficar totalmente limpa, mas não consigo manter as pedras livres de algas. Esfrego as pedras a cada 2 dias e as algas retomam rapidamente. Já usei o Water Algin da Cubos, mas também não resolveu. O problema são apenas as algas nas pedras, a água tem ficado limpa.
Agradeço muito desde já.
Olá Ricardo, vamos lhe responder por email.
ola as carpas do meu aquario comeram meus telescopios e orandas o que pode ser
Se cabe na boca delas ales vão comer!
Sou arquiteta e preciso projetar um lago com carpas e tilápias, a gosto da cliente de aproximadamente 20000L. Preciso de ajuda em relação á que produtos usar, e como projetar esse lago. Voces atendem a região de Piraí-RJ?
Oi Maria, tudo bem? Faremos contato por e-mail.