Filtragem do lago

Filtragem do lago ornamental. Saiba como dimensionar de forma eficiente.

71 Comentários

Água verde, cheirando mal, peixes morrendo, são problemas que assombram vários proprietários de lagos ornamentais. Geralmente isso acontece por algum desequilíbrio biológico no tanque. Filtragem ineficiente (dimensionada de forma errada) ou por incrível que pareça, ausência total de filtros. O sistema de filtragem é o que garante uma água cristalina, permitindo melhor apreciação dos peixes além de melhorar a estética do lago e saúde para os peixes. Veja agora como dimensionar corretamente a filtragem do lago ornamental.

O que é importante na filtragem do lago?

No momento da construção do lago, os fatores decisivos para o sucesso do projeto são a impermeabilização do tanque e o sistema de filtragem. A impermeabilização deve ser feita de forma a nunca se ter o contato da terra com o lago. Isso irá garantir que a água do lago não tenha entrada de sujeira vinda de fora.

É muito comum encontrar sistemas de filtragem impróprios para lagos. Por exemplo, filtros de areia de piscina, bombas ou filtros para aquários, filtros caseiros, bombas de piscina e etc. Os filtros e as bombas são dois itens obrigatórios na filtragem de um lago. O indicado é utilizar produtos e equipamentos com procedência e próprios para uso em lagos ornamentais.

Aprenda a regra básica para dimensionar a filtragem do lago ornamental

Os itens mais importantes que devemos observar na hora de dimensionar a filtragem de um lago é a vazão da bomba, o filtro mecânico, o filtro biológico e o filtro UV. Enquanto o lago ainda é novo, uma filtragem mal dimensiona poderá funcionar, pois a biologia ainda não está completamente formada, porém, quando o lago começa a maturar, com aproximadamente 2 meses, a mesma filtragem que funcionava agora já não irá funcionar mais.

Estamos considerando que o lago não tenha mais de uma carpa adulta para cada 500 litros de água e que a ração utilizada seja especial para lagos ornamentais e oferecida para os peixes sem excesso. A superpopulação de peixes no lago e uma ração de má qualidade, podem fazer com que, mesmo uma filtragem bem dimensionada não funcione. Nesse caso, será necessário aumentar ainda mais o dimensionamento dos filtros e bombas.

Bomba para lago

As bombas são o coração do lago ornamental. São elas que irão oxigenar e fazer com que a água passe pelos filtros do lago.

O ideal é que, o volume total de água do lago, passe 3 a 4 vezes por hora através do sistema de filtragem.

Quanto maior o tanque, menor precisa ser esse fator de dimensionamento. Para facilitar na hora de dimensionar a bomba do lago, podemos considerar a seguinte fórmula: Vazão da bomba = (4  x volume do lago) por hora. Por exemplo: um lago de 5m³ (5 mil litros) temos:

Vazão da bomba = (4 x 5m3)/h   = 20m³/h. Então, para um lago com 5 mil litros de água devemos usar uma bomba de 20m³/hora e um filtro que suporte essa vazão.

bomba eletrônica para aquário e lago

Podemos também dividir a vazão total necessária em duas ou mais bombas. Inclusive, isso é o mais indicado. Não devemos ter somente uma bomba no lago, porque se ela apresentar algum defeito, ainda teremos a segunda bomba funcionando e, pelo menos, oxigenando a água do lago ornamental.

Filtro mecânico

Responsável pela retenção da sujeira, a filtragem mecânica pode ser feita com diversos tipos de materiais. Um dos filtros mecânicos mais eficientes que existem no mercado são as escovas especiais para lagos.

Essas escovas, parecidas com as escovas de limpar mamadeira, conseguem reter uma grande quantidade de sujeira sem entupir. Dessa forma, é possível manter uma alta vazão nas bombas sem comprometer a filtragem do lago. Além disso, com a utilização das escovas, a frequência de manutenção pode ser reduzida, trazendo mais comodidade para quem cuida do lago artificial.

Existem dois tipos de escovas no mercado. A primeira, é aquela em que as cerdas ficam presas por um fio enrolado de aço inox, a segunda, é aquela em que tufos de cerdas são fixados em um tubo central.

Dê sempre preferência para as escovas onde as cerdas são fixadas no tubo central, já que essas conseguem uma densidade muito maior de cerdas, reduzindo o espaço entre elas.

O tamanho do filtro mecânico está diretamente ligado ao tipo de material utilizado e a frequência de manutenção desejada. Com as escovas de filtragem podemos dimensionar uma escova de 40cm de diâmetro por 28cm de altura para cada 6000 litros de água.

Filtro biológico

O filtro biológico tem a função de colonizar as bactérias responsáveis pelo ciclo do nitrogênio. Ele é o principal filtro de um lago ornamental e também o mais sensível e delicado. Uma desestabilização na filtragem biológica pode acarretar em um desastre total no lago.

Praticamente qualquer material existente irá servir de mídia para fixação das bactérias. Porém, devemos dar preferência para materiais que consigam colonizar uma grande quantidade de bactérias em um pequeno espaço.

A mídia mais indicada para esse trabalho é o Bioglass, que são anéis muito porosos e que irão oferecer um alto desempenho na filtragem biológica.

A recomendação para a quantidade de Bioglass é a de 2,2 litros do material para cada 500 litros de água.  

Filtro UV

O filtro UV irá contribuir muito com a qualidade da água. Ele consegue remover completamente aquela água verde causada por algas em suspensão. Além das algas em suspensão, o filtro UV é muito eficiente para eliminar vírus, bactérias, fungos e protozoários presentes na água.

As bactérias do filtro biológico não são afetadas pelo filtro UV, já que elas ficam, quase em sua totalidade, fixadas às mídias e não suspensas na água.

O correto dimensionamento do filtro UV pode ser feito seguindo a indicação da tabela abaixo. Devemos ter atenção especial para filtros UVs importados, pois estes utilizam um dimensionamento não indicado para as condições climáticas do Brasil.

CUBOS UV 9W 16W 36W 1″ 60W 1″ 95W 1″ 36W 50MM 60W 50MM 95W 50MM
Garantia 10 anos* 10 anos* 10 anos* 10 anos* 10 anos* 10 anos* 10 anos* 10 anos*
Volme máximo do lago 2.000L 3.500L 8.000L 15.000L 20.000L 10.000L 15.000L 20.000L
Vazão máxima 4.000L/h 8.000L/h 10.000L/h 15.000L/h 20.000L/h 10.000L/h 15.000L/h 20.000L/h
Entrada e saída Rosca de 1″ Rosca de 1″ Rosca de 1″ Rosca de 1″ Rosca de 1″ União de 50mm União de 50mm União de 50mm
Sensor de temperatura Não Não Não Sim Sim Não Sim Sim
Ventilação forçada Não Não Não Sim Sim Não Sim Sim
Potência da lâmpada 9W 16W 36W 60W 95W 36W 60W 95W
Peso  2,5Kg  2,9Kg  4,0Kg  4,9Kg  5,0Kg  4,3Kg  5,2Kg  5,3Kg
Dimensões LxAxP (mm) 140x75x290 150x75x440 150x75x550 150x75x550 220x85x660 220x75x620 220x75x620 220x85x660

A Cubos disponibiliza uma linha completa de filtros para lagos ornamentais. Não deixe de consultar um de nossos especialistas sobre o melhor filtro para o seu lago.

71 comentários

  1. Boa noite, tenho um mini lago de 100litros, quero aumentá-lo, deve aumentar pra 300 litros, preciso acertar no sistema de filtragem, pois a q uso é de aquário, preciso de ajuda de um profissional . Aguardo a sua resposta

  2. Boa noite ! Estou interessado em melhorar o meu lago ornamental com todos os equipamentos adequados e necessários . Vcs só trabalham no Brasil ou tem contactos com alguma empresa do mesmo sector aqui em Portugal ? Aguardo resposta, obrigado Manuel

    1. Oi Manuel, boa tarde. Estamos estudando levar a Cubos para Portugal mas ainda não temos nada de concreto. Temos um representante nosso lá que está começando a ver isso para agente. Vou entrar em contato por e-mail com você.

  3. Bom dia, estou prestes a desenvolver um lago ornamental de 20 mil litros, estou tendo muitas duvidas em relação a bomba e o filtro, pois não sei qual seria capaz de me atender.

  4. Olá boa tarde,
    Estou interessado em executar um lago ornamental de 300 mil litros. Vocês fazem o projeto e a venda dos equipamentos?
    Estou na cidade de Uberlandia-MG

  5. gostaria de um projeto para um lago revestido de cimento de 40 mil litros, a profundidade dele é de 90 cm.. quais bombas e sistema completo de filtragem… bem como orcamento

  6. Há algum post no blog que mostre como dimensionar sistemas para piscinas naturais, sem peixes? No caso, considerando-se o lago que funciona como filtro biológico e o poço de recreação (proporção 1:2), como seria o dimensionamento de um sistema de filtragem?

    1. Oi João, bom dia.

      A Cubos é fabricante de equipamentos para lagos, mas temos vários parceiro espelhados pelo Brasil que poderão lhe atender. Vou lhe enviar um e-mail.

      Abraços,

  7. Tenho um lago de 9.000 litros com um filtro Atman EF 5000uv que da muito trabalho para manter limpo, quero saber se vale a pena trocar por este do anuncio. Obrigado

  8. Bom dia. Hj em dia, está cada vez mais comum o uso do twinstar em Aquarios e lagos. Da mesma forma q vocês dimensionaram o filtro uv, seria possível fazer o mesmo para o twinstar? Obrigado.

  9. boa noite! sempre fui apaixonada por peixes ornamentais e agora que poço ter quero construir um poço no meu quintal, porque tenho muitas plantas e gosto da natureza viva pois traz alegria. Apois ler sua matéria observei sobre a questão da filtragem, fico em duvidas, já estou com os galões para montar o sistema de filtragem. Peço_lhe que me ajude a montar meu lago de de 400 a 600 ml pois o lugar me da condições ate de mais, estou estudando os sistemas de ligações dagua, iluminações das areas,plantas, lugar de sentar para apreciar o ambiente, enfim estou estudando para que nada possa sair errado. Tenho visto muitos videos , uns dão certo outros errado e é um transtorno desagrádavel.

  10. Bom dia, tenho um lago ornamental com 6.000 litros de água, plantas (aguapé, ninfeia, papiro e jiboia nas pedras) e umas 15 carpas de 15 a 30 cm, 5 kinguios, espadas sangue e alguns algae eater albinos. Nele eu tenha uma boma orca 20.000l/h, filtro pressurizado cubos 15000l e um filtro UV 36w. Recentemente eu fiz uma pequena cascata com uma bomba jato 2500 e notei que os peixes ficam as vezes todos em torno dessa cascata. Daí a minha dúvida, esse comportamento pode ser por falta de oxigenação na água? Vale a pena colocar um compressor / aerador no lago?

  11. Boa noite. Fiz um lago de alvenaria de 1.200 litros. Instalei filtro caseiro com mídia alternativa, bomba 2.700 litros e UV de 36w, porém a água está verde. Há apenas duas tilápias adultas para teste.

    Quero um sistema de qualidade e baixa manutenção. Qual o mais indicado para minha demanda?

  12. Boa noite!!!

    Tenho uma piscina no meu comércio, e gostaria de adapta-la para criar carpas. Será que eu conseguiria adaptar o filtro da piscina também?

  13. Bom dia . Estou construindo um lago de aproximadamente 6m² , com profundidade de 90 cm . qual a bomba e os filtros adequados para tal logo onde pretendo criar pequenos peixes.

  14. Olá, vivo na Bélgica e estou pensando exportar produtos daqui para o Brasil( pensando na parte de filtração) ou até com inspiração de técnicas usadas aquí, criar outras possibilidades econômicamente melhores para o cliente . O hobby leva aqui muito mais tempo que no Brasil e as técnicas usadas aqui estão bastante melhoradas e os materiais são simples e não tão caros. Queria saber se vcs têm representantes aqui na Europa, se importam os materias ou vcs mesmos idealizam eles aí? O brasileiro é muito criativo, o hobby está crescendo muito aí, e um pouco de inspiração derrepente viria bem para o hobby aderir mais adeptos e ser mais acessivel. Aquí tb nem sempre foi um hobby pra todos
    más, hoje virou um hobby nacional e pra todos. Admiro as empresas que estão acreditando no potencial desse hobby lindo, e expandindo ele para nosso país inteiro. Um artigo muito bem escrito e explicado más, ainda se encontra pouca informação igual a sua em nossa língua. Parabéns. Por favor não entenda mal minhas indagações.

  15. Bom dia.
    Tenho um lago de 12 mil litros de água, não estou conseguindo deixar ele limpo com o meu samp, uso mídias de cascalho lavado e telhas, uso a manta perlon e sacos de cebolas e tela preta de viveiro, minha bomba de de 2500l/h. o que devo fazer para melhorar e deixar a água limpa.

  16. Boa tarde
    Tenho um pequeno lago em PVC de 500 litros de agua ! A minha primeira pergunta é :
    Tenho um filtro Combi Clear 2000 Filter com UV . è suficiente para o meu lago ?
    Segunda pergunta : Posso instalar o lago dentro de casa ? Vivo no norte de França e aqui mesmo no verao faz frio !
    Terceira pergunta : Quais os produtos base para manter alguns peixes pequenos e 2 tartarugas do Missisipi ?
    Quarta pergunta :
    È nessecário algum tipo de aquecimento ?
    Muito obrigado e aguardo resposta !

    1. Olá José, boa tarde. Como não somos o fabricante do seu filtro, não temos informações sobre ele para lhe orientar. Sugiro que entre em contato com o fabricante dele para que possa esclarecer as dúvidas do seu funcionamento. O lago pode sim ser instalado dentro de casa, isso é bom comum. Se o seu filtro for de qualidade, a tiver uma bomba de pelo menos uns 2000 l/h já é o suficiente para o lago. Não é necessário aquecimento para as carpas ou tartarugas.

  17. Boa noite! Temos um lago ornamental de 6.000 litros. Quais os equipamentos ideais para filtragem da água, considerando uma população de uns 50 kinguios e uns 5 cascudos?

  18. Tenho um tanque de 300o Litros de concreto que pretendo transformar num lago para peixes. Qual o dimensionamento da bomba, filtro físico e UV. Grato

  19. Oi,vou me aventurar a fazer um lago num formato de ( L ) na parte mais estreita uma corredeira e na outra com uns .50 prof. debaixo da área com uns 4500 L.
    Tenho muitas dúvidas
    1) qual o tamanho do filtro em volume d’água pra 4500L.
    O filtro será feito por mim, com os componentes comprado de vocês.
    2)qual a diferença do geotêxtil pro bidins.
    3) Qual o UV e ozônio correto pro meu lago.
    Obs: é coberto, não pega chuva e nem folhas, e pouco sol.

    Mande o contato da empresa e as demais dúvidas, tiro com o transcorrer do tempo.

  20. Boa noite. Quantos galões do impermeabilizante preciso para um laguinho de 6mx2,5mx0,6m. Posso usar cimento para os locais com problemas de vazamento e depois colocar o impermeabilizante?
    Eu já havia entrado em contato sobre impermeabilizar o lago devido os vazamentos…na época, a preocupação era onde colocar os peixes até arrumar o laguinho. Pretendo colocar os peixes numa caixa dágua. Peço orientação.

  21. Boa noite, tenho um lago artificial em fundo e paredes de cimento, profundidade de 90cm, capacidade aproximada de 15000 litros (15m³).
    Adquiri o imóvel com este tanque recentemente, e o mesmo não tem nenhum tipo de tratamento e água muito esverdeada. Já fiz troca de água até onde é possÍvel, pois está com muitos peixes, mas não resolve o problema da cõr. Aguardo orientações, para breve solucionarmos o problema. Antecipo meus agradecimentos.

  22. Olá.
    Pretendo criar um lago sem peixes. Quais filtros devo colocar? Estou pensando em colocar apenas o UV manter a água clara. Estou correto?

  23. Olá. Boa tarde

    Tenho um projeto para um lago de alvenaria azulejado de capacidade 2.500L e não sei que bombas utilizar. Estava vendo uma submersa de 4000L/h, mas depois de ler o artigo, acredito que não é o suficiente, porém, gostaria de saber a melhor alternativa em custo benefício. Pretendemos fazer um sistema de filtração artesanal com tanques de plástico que temos aqui para fazermos uma fonte futuramente e colocarmos alguns peixes, mas não sei o que fazer quanto as bombas.

  24. Boa tarde! Projetamos montar um lago para carpas, sobre piso, em nossa casa. Moro em Itanhaém/SP, e o local onde será instalado bate bastante sol, em especial nas primeiras horas da manhã, mas também à tarde, em parte dele. Perto do lago não há árvores ou plantas, mas apenas as que serão plantadas para a decoração do lago (dentro e no entorno). Antes, estou estudando o que é preciso, para evitar erros: pedras, bombas, plantas, como fazer (acessei as matérias publicadas, também, pela página: parabéns!), e tenho muitas dúvidas. Gostaria, se possível, de poder contar com a ajuda de vocês. Vocês utilizam pedras artificiais, mas eu não encontrei na internet onde comprar. O preço é muito superior às pedras naturais? Onde vocês adquirem as pedras artificiais? Poderiam indicar quem pudesse fornecer, na região da Baixada Santista? Como fazer as paredes (será um lago sobre piso), sem “machucar” o piso: tijolos ou blocos (obedecendo a inclinação interna)? Isso porque, acredito, apenas as pedras não dariam conta. Na cascata, usa-se argamassa para soldar as pedras ou apenas o equilíbrio bastaria (afastando as primeiras da parede e encaixando as superiores, com as pontas para baixo)? A argamassa não poderia contaminar a água do lago? No meu projeto, em “L”, o lago teria 7 metros de comprimento por 1,5 de largura e a profundidade de 40cm em uma ponta e 60cm na outra, com uma cascata, na parte rasa, com água recolhida da parte mais profunda, além de pontinha de madeira, pedras e plantas. Com a inclinação das paredes e a colocação de pedras, a capacidade não chegaria aos 6,3m, claro. O conjunto é viável para a criação de carpas (e alguns cascudos)? Se a resposta é positiva, quantas caberiam? Pretendo adquirir o melhor equipamento (filtro/bomba), para a capacidade do lago, mas tenho ainda muitas dúvidas. O que mais seria importante saber?

  25. Estou projetando uma piscina biológica de 18 mil litros, não devo usar peixes grandes como carpas, provavelmente colocarei peixes de aquário como guppys, molinesias e peixinhos de cardume, colocarei também uma área com plantas na saída da cascata, a área de banho ficará com 3x4x1.2 mts, a área de plantas com 3x2x0.3 mts e terá ainda uma área para espreguiçadeira com 3x2x0.3 mts totalizando os 18 mil litros, qual tipo de sistema vcs me recomendam?

  26. Boa tarde Estou querendo montar um tanque de 5 a 6 mil litros para criação de peixe, com um sistema de filtragem dividido levantador de 350litros, filtro biológico com água pés, tijolos e espuma de 350litros, sump para bomba de 350litros, qual a bomba mais indicada para esse meu projeto minha pretensão seria de ter entre 150 a 200 tilapia, 2 pintados, 2 cascudos, 3 carpas e uns 4 pacu.

  27. Estou montando um mini lago de 2x1x0,3m. Deve ter aproximadamente 500L. Estou em dúvida acerca do tamanho do filtro. Irei utilizar um recipiente de 12 litros para colocar as mídias filtrantes e uma bomba de 2000L/H. O tamanho desse recipiente para montar o filtro é suficiente?

  28. Boa tarde tudo bem?
    Me chamo alex e estou iniciando um projeto de um lago com aproximadamente 15000lt de água, preciso de um orientação

  29. OLÁ,
    Tenho um lago de oito mil litros. E uma bomba de 9mil. Gostaria de saber se é suficiente ou teria de colocar outra para ajudar na vazão da agua?
    Também comprei 6 baldinhos da BioZ. E comprei outras midias de cerâmica. Exatamente quanto de midia tenho de ter no meu filtro para ele ficar bem?

  30. meu nome é clerio.tenho um poço de peixe de alvenaria de 45.000 litros, tenho tilapias e tambaquis. Fiz um filtro biologico com decantador,midias,escovas e samp. agora preciso melhorar minha qualidade da agua que esta muito verde ainda.
    estou pensando em adquirir dois filtro uv 95w .
    O que vc me indica ? qual a sua orientação ? qual tipo de filtro uv me indica ?

      1. Bom dia, Caio e Alonso. Sigo sentindo falta de um parâmetro mais objetivo do dimensionamento propriamente dito do filtro sump. Vcs têm algo no blog que esclareça isso?

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *