Cuidados com o lago

Água ideal para o lago: de torneira, de poço ou da chuva?

Sem comentários

Para os peixes e plantas, a água é tão importante como o ar é para os seres humanos. Por isso devemos ter uma especial atenção e saber qual é a água ideal para o lago.

A água de poço pode ser um risco

A composição da água de poço vai depender muito do ambiente que a rodeia. Pode representar um risco para qualidade da água do lago. Muitas vezes, esse tipo de água é rica em substancias indesejadas como fosfatos e nitritos, ou outras vezes é contaminada através do solo. Muitos metais pesados também costumam estar presentes em água de poço. Sempre faça a analise da água para identificar possíveis problemas em utilizar no lago.

A água de chuva pode ser utilizada com moderação

A água da chuva tem uma concentração muito baixa de minerais essenciais à saúde de peixes e plantas. Por isso, as chuvas fortes podem causar efeitos negativos sobre a qualidade da água. No entanto, pode-se utilizar em pequenas quantidades para completar o lago. Contudo, antes de adicionar essa água ao lago é necessário que seja uma fonte de água de chuva devidamente filtrada mecanicamente, e é preciso compensar a falta de minerais adicionando-os na água e também utilizar um condicionador de água para neutralizar substâncias nocivas.

A água de torneira é a mais indicada para se ter a água ideal para o lago

Para colocar água no lago, seja a primeira vez enchendo, ou realizando trocas parciais e completando a água evaporada, se possível deve utilizar sempre água da torneira. Esta não contém praticamente nenhuma substância indesejada que tenham um efeito negativo sobre o lago. Apenas o cloro que é muito perigoso para os peixes e deverá ser removido com produtos especiais que indicarei mais a frente.

pH ideal e com rigoroso controle de qualidade

A água da torneira é a mais indicada para utilização em lagos ornamentais. Os requisitos de qualidade são rigorosos, sendo assim, é a água mais próxima correspondente a natureza. Por ter um pH levemente alcalino e ser muito aceita por diversos tipos de peixes, é o tipo de água mais recomendada.

Para utilizar a água da torneira para peixes e plantas é necessário adicionar o condicionador para neutralizar o cloro, cloramina e metais pesados.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *