Construção do lago

EPDM para impermeabilização de lagos ornamentais

21 Comentários

Fabricada nos EUA a geomembrana EPDM é uma borracha para impermeabilização especificamente desenvolvida para uso em projetos onde a durabilidade da membrana é o mais importante. Foi formulada para ser compatível com a vida aquática (fauna e flora). Também é aprovada para reservatórios de água potável, sendo totalmente atóxica.

Uma membrana para várias aplicações

Pode ser utilizada no lazer para construção de lagos ornamentais ou artificiais. É utilizada também na aquicultura comercial, em fazenda de criação de peixes, e na contenção de água industrial. Também são utilizadas com sucesso em sistemas de biodigestores, águas residuais agrícolas, reservatórios comerciais e industriais, bacias de retenção de águas pluviais, canais de aquicultura e reservatórios em geral.

As principais características do EPDM em lagos ornamentais

Lagos decorativos

A geomembrana EPDM é particularmente indicada para uso em lagos. É recomendada em projetos de paisagismo de qualquer dimensão, campos de golfe, parques de lazer e jardins. A manta não é tóxica para plantas e animais aquáticos.

Alto alongamento

Possui ótimas características de alongamento, até 400%, que lhe permite moldar-se sobre praticamente qualquer tipo de substrato. Acomodações e erosões do substrato, dentro deste valor, são plenamente suportadas pela geomembrana.

Extrema durabilidade

Devido a sua composição química, o EPDM apresenta uma grande resistência à radiação UV, ao ozônio e ao envelhecimento por calor. Este é um pré-requisito básico para as margens de lagos e canais, onde a linha d’água varia, expondo a manta. Estas propriedades fazem do EPDM a opção para revestimento de lagos e canais mais durável existente no mercado.

Alta flexibilidade

O EPDM permanece flexível numa ampla faixa de temperaturas – de -45°C até +80°C, sendo que sua composição não inclui plastificantes, que poderiam enrugar com o tempo, causando trincas ou rasgos na manta.

EPDM para lagos

EPDM com garantia de 20 anos e durabilidade de mais de 60 anos

A geomembrana ou manta EPDM da Cubos possui 1,14mm de espessura e 20 anos de garantia. Sua durabilidade é superior a 60 anos mesmo exposta totalmente ao tempo. É resistente a radiação UV solar, ozônio e oxidação. Além de tudo isso, possui uma elasticidade de 400% o que garante muito mais segurança nas aplicações.

Com bobinas que chegam a 15 metros de largura por 61 metros de comprimento, as membranas EPDM conseguem cobrir um lago ornamental com uma área muito grande. Dessa forma, a maioria dos lagos ornamentais poderão ser totalmente cobertos com apenas uma peça de EPDM sem emendas.

Pode ser instalada direto no solo ou sobre tanques de alvenaria. Nesse último caso, a instalação pode ser flutuante (solta) sobre o fundo do tanque e colada nas paredes. Pode ser também totalmente aderida (colada). Para se ter uma instalação correta em alvenaria e validar a garantia de 20 anos, é necessário que um técnico certificado realize o trabalho.

Veja nesse vídeo como é feita a emenda de EPDM (em inglês) e aproveite para curtir o nosso canal do Youtube.

21 comentários

  1. Qual o valor de uma bobina 15×60, conservadora sanear, e uma bomba de ozinio. favor enviar no email da empresa. grato, aguardo deferimento

  2. Boa Tarde
    Preciso fazer um projeto de ornamentação em um lado de formato oval, com 30×20 m, em um parque municipal, penso que se aplicarmos esse material ficaria bom, o lago está cheio de algas e lodo, houve tentativas em outras ocasiões, porém as algas e o lodo voltaram a aparecer a ponto de parecer que o lago é d e esgoto.
    possui vários minadouros,
    gostaria de ver com vocês, formas viáveis para que tenhamos melhores resultados.

    Grato

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *