Lago no paisagismo

Espelho d’água: saiba as vantagens de ter um em casa

Sem comentários

Nem todo mundo pode ter a vista do mar ou de um lago natural direto da própria varanda, não é mesmo? Isso não significa um impedimento na hora de aproveitar os benefícios que a água pode trazer para uma casa e seus moradores.

O espelho d’água é uma ótima opção para trazer mais vida aos ambientes. Além de belos, eles são capazes de diminuir o estresse, refrescar o ambiente e ainda valorizar o imóvel. Quer saber mais? Siga a leitura deste post e veja todas as informações que preparamos para você. Aproveite!

O que é um espelho d’água?

Diferentemente dos lagos ornamentais, espelhos d’água costumam ser áreas rasas, sem o uso de peixes ou plantas. Essa espécie de piscina de pouca profundidade pode ter os mais diversos tipos de acabamentos, formatos e tamanhos.

O espelho d’água é um elemento arquitetônico extremamente versátil. Ele é encontrado em obras majestosas como o Taj Mahal, na Índia, mas também em residências de todos os tipos no Brasil.

Se você busca mais qualidade de vida dentro de casa, pode ser um ótimo investimento.

Quais os benefícios de ter um espelho d’água em casa?

Quem investe na construção de um espelho d’água traz uma série de benefícios para o ambiente e seus moradores. A seguir, listamos os principais para, quem sabe, você render-se à ideia.

Mais beleza para os ambientes

O primeiro fator — e talvez o mais evidente — é a questão estética. Um espelho d’água é uma presença expressiva de estilo e beleza no espaço. Ele ajuda a quebrar a monotonia dos materiais brutos e faz as vezes de decoração para mudar a cara do ambiente.

Esse elemento arquitetônico recria aquela beleza encontrada em lagos naturais ou no mar, por exemplo. Isso com a vantagem de poder ser construído em praticamente qualquer terreno.

Imagine a entrada de sua casa com um belo espelho d’água recebendo seus convidados e sua família diariamente. Muito mais agradável, não é mesmo?

Controle de temperatura e umidade

Em um país onde as altas temperaturas castigam a população durante boa parte do ano, o espelho d’água é uma arma e tanto! As áreas recebem a umidade que ajuda a amenizar o clima seco de algumas cidades.

A sensação refrescante também pode ser literal em alguns casos. Afinal, nada impede que você acabe com os pés na água ao final do dia, não é mesmo? Além de ajudar a baixar a temperatura corporal, é tranquilizador.

Relaxamento

Todo o clima criado pelo espelho d’água ajuda muito no controle do estresse. A dica aqui é combinar esse elemento arquitetônico com móveis e plantas para criar um cantinho relaxante. Uma poltrona confortável, uma rede ou mesmo um futon podem servir para que você curta momentos de contemplação.

Caso você opte por um espelho d’água somente na área externa, não se esqueça de investir em móveis resistentes. Tecidos impermeáveis e materiais com fibras e madeira, por exemplo, irão aguentar a ação do sol e da chuva e permanecer bonitos por mais tempo.

Valorização do imóvel

Por fim, um espelho d’água aumenta o valor de venda do seu imóvel. Isso porque ele traz estilo e beleza aos ambientes.

Esse recurso atrai a atenção e seduz compradores, aumentando as suas chances de fazer um bom negócio. Mesmo que não seja a intenção negociar o imóvel no momento, é sempre bom saber que ele está valendo mais, não é mesmo?

Como construir um espelho d’água?

A essa altura, você já deve estar com vontade de ter um espelho d’água em casa, certo? Mas como construir um? É muito complicado? Por onde começar? Confira nossas dicas logo abaixo!

Analise o espaço disponível

Você pode investir em um espelho d’água na área externa, na interna ou em ambas. Tudo vai depender do espaço disponível em seu terreno. O seu projeto deve prever ainda a profundidade e o formato.

É importante respeitar o contexto para que o resultado seja um ambiente harmonioso. O espelho d’água deve estar integrado à casa de maneira sutil e bela.

Escolha os materiais de acordo com o projeto

Você pode optar por plantas ornamentais para complementar as bordas do espelho d’água, por exemplo. Outra opção é a utilização de móveis retos e simples para um ambiente mais clean.

O segredo é respeitar a decoração do restante da casa. Os materiais de acabamento escolhidos, sejam eles pastilhas, pedras ou cimento, por exemplo, devem conversar com o estilo e a personalidade dos moradores.

Capriche na construção

Se você é daqueles que tem habilidades e gosta de decorar a área externa por conta própria, pode arriscar a construção do seu espelho d’água. Caso contrário, procure por profissionais qualificados para a obra.

Em qualquer um dos casos, é preciso estar atento aos detalhes. A base do seu espelho precisa ser bem estruturada e impermeabilizada para evitar danos ao restante do terreno.

A precisão do acabamento é um dos principais fatores para o sucesso da sua obra. Materiais de qualidade também são importantes. Procure produtos duráveis e bonitos para não ter retrabalho.

Invista em equipamentos e manutenção

De nada adianta fazer uma obra maravilhosa se a manutenção deixar a desejar, não é mesmo? Espelhos d’água costumam ter sistemas de filtragem semelhantes aos de piscina, que garantem a limpeza da água sem a formação de limo. Além do tradicional filtro de areia, a utilização de geradores de ozônio e de filtros UVs é muito indicada para a melhora na qualidade da água e redução na utilização de cloro e produtos químicos.

É preciso estar atento aos filtros, assim como à limpeza dos revestimentos. Se você optar por pastilhas de cerâmica, por exemplo, precisa manter os rejuntes sem manchas ou rachaduras. Isso evita que a estrutura receba infiltrações e seja danificada.

Para evitar a proliferação de mosquitos é recomendado a utilização de inseticidas biológicos que podem eliminar mosquitos transmissores de doenças.

Investir na construção de um espelho d’água trará mais qualidade de vida para você e sua família. Além disso, seu imóvel ficará mais bonito e valorizado no mercado. A manutenção costuma ser simples e compensa perto de tantos benefícios trazidos por esse elemento arquitetônico.

Se você gostou de saber mais sobre o espelho d’água e está em busca de inspiração para sua casa, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais. Assim, você estará sempre por dentro das novidades e receberá dicas em primeira mão. Acompanhe: Facebook, Instagram, YouTube.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *