Lago no paisagismo

Os lagos ornamentais como uma das características que valorizam um imóvel

Sem comentários

Milhares de pesquisas pela internet são realizadas diariamente por usuários que procuram um novo lugar para morar. Usando os filtros de seleção existente nos sites, o usuário pode definir o perfil do imóvel, a região, o valor máximo que quer pagar e incluir palavras-chave de características que desejam no seu futuro lar. Isso facilita muito para quem busca locais especiais e com características que valorizam os imóveis.

A análise dessas palavras-chave de busca, apontam alguns interesses que valorizam os imóveis. Essas informações são muito úteis para quem procura vender ou alugar um imóvel, já que, conhecendo bem as características que o valorizam, fica mais fácil de aparecer nos resultados de busca.

Abaixo identificamos 5 características que valorizam os imóveis e que podem ser úteis tanto para quem procura comprar como para quem procura vender.

1. Arquitetura de autor é uma das características que valorizam os imóveis

A definição precisa da arquitetura é muito difícil de ser feita. Isso devido a sua amplitude de atuação. Podemos ao menos dizer, que arquitetura contempla a construção e sua intenção plástica, com o propósito primordial de organizar os espaços.

Os arquitetos de renome tem suas características e estilos bem definidos. Na maioria dos casos, basta um único olhar para identificar o arquiteto, valorizando suas obras com o passar dos anos.

Podemos citar alguns nomes conhecidos, como:

  • Oscar Niemeyer
  • Marcio Kogan
  • Lucio Costa
  • Isay Weinfeld
  • Paulo Mendes da Rocha
  • Lina Bo Bardi

Ter uma casa projetada por arquitetos de renome é para poucos. É por esse motivo, que fica mais difícil encontrar tais imóveis disponíveis para venda ou locação, deixando os valores mais elevados.

2. Paisagismo de autor é muito procurado para quem gosta de um belo espaço externo

O paisagismo é arte e a técnica de promover e projetar espaços livres, valorizando a paisagem e a natureza do local. É similar a arquitetura, pois a paisagem é um elemento a ser construído e torna-se extensão da arquitetura.

O paisagismo residencial, é relacionado ao desenho de jardins e à preservação do meio ambiente natural e questões relacionadas ao lazer, relaxamento e entretenimento. Afinal, quem não gosta de ficar horas olhando para um belo jardim? O paisagismo vem se tornando cada vez mais relevante, devido a maior consciência com relação a importância do verde no ambiente urbano e a preocupação de desenvolver projetos sustentáveis.

Alguns nomes de paisagistas de alto padrão requisitados e que, quando presentes, são características que valorizam os imóveis:

  • Burle Marx
  • Marcelo Faisal
  • Alex Hanazaki
  • Gilberto Elkis
  • Benedito Abbud
  • Luiz Carlos Orsini
  • Renata Guastelli

3. Lago ornamental como uma tendência e uma das características que valorizam os imóveis

São lagos feitos artificialmente, com características similares aos lagos naturais. Destacam-se também, pela criação de peixes ornamentais. Quando integrados ao paisagismo ou a arquitetura, valorizam muito o ambiente e o imóvel. A construção de lagos ornamentais é uma tendência cada vez maior nos projetos residenciais e comerciais.

O planejamento do lago ornamental requer cuidados e deve ser feito e dimensionado por especialistas para não haver problemas no futuro. É importante escolher bem o local, os materiais e estudar as condições climáticas e a circulação de pessoas no ambiente. Deve-se levar em conta todos os fatores para dimensionar corretamente o projeto.

Por ser sob medida, o lago pode ter qualquer formato e se integrar em qualquer paisagismo e ambiente. Mesmo em apartamentos é perfeitamente possível ter um lago ornamental. Existem soluções no mercado, como um kit completo com todos os materiais necessários, apropriado para quem quer montar seu primeiro lago num tamanho reduzido.

O lago ornamental traz paz, bem estar e é fácil perder o tempo contemplando a beleza num ambiente que transforma a sensação térmica e a umidade do ar, fortalecendo e favorecendo a vegetação no entorno. As carpas ornamentais são animais muito mansos e ativos, e são os preferidos para se ter nos lagos. Com um pouco de técnica e paciência, é possível até fazer com que elas comam na mão do dono. Ambientes onde há falta de chuva podem se beneficiar ainda mais dos projetos que incluem os lagos ornamentais.

4. Lareira para regiões mais frias

Construída com materiais não-inflamáveis como pedras e tijolos e uma chaminé para dispersar a fumaça. A lareira é utilizada como decoração, e tem a função de aquecer o ambiente e torná-lo acolhedor.

Não é por acaso que as pesquisas com essa característica aumentam nos períodos de inverno e nos dias mais frios. Também tem sua busca bastante relacionada ao perfil das regiões, por exemplo, bairros com temperaturas mais baixas como o Morumbi em São Paulo, tem maior tendência de receber esse tipo de procura.

5. Piscina com raia para quem procura uma vida mais saudável

Com a correria do dia a dia, as pessoas não tem tido tempo de praticar esportes nos clubes ou academias. Com uma piscina raia em casa fica mais fácil para quem gosta de praticar o esporte da natação.

Esse item é bem procurado nas pesquisas por características comuns aos apartamentos, onde é mais fácil encontrar opções, devido aos requisitos mínimos necessários como uma boa metragem da área total. O tamanho mínimo de uma piscina raia é de 12,50 metros, ou seja, metade de uma piscina semi olímpica. O fundo deve ser demarcado com cor mais escura para orientar os nadadores.

Atualmente existe até equipamento que simula uma corrente de água que empurra o nadador, fazendo com que o esportista não saia do lugar, deixando o treino mais intenso e com um nível maior de dificuldade.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *