Construção do lago

Lago em alvenaria ou escavado. Conheça as duas principais opções para construir o seu lago.

22 Comentários

Lagos ornamentais são normalmente projetados por arquitetos, engenheiros, paisagistas ou construtores profissionais de lagos ornamentais. Na maior parte são lagos lindos que agradam muito o cliente final. Em alguns casos são construídos de forma equivocada, utilizando materiais inadequados que podem prejudicar todo o projeto. Azulejos de piscina, mantas de coloração clara, ou até mesmo acabamentos que podem ser tóxicos para os peixes devem ser evitados. As duas formas mais comuns são a construção do lago em alvenaria ou com geomembrana. As formas de construção são completamente diferentes. Decida qual usar antes de começar o seu projeto.

Lago em alvenaria

Os lagos em alvenaria normalmente são utilizados em projetos formais, integrando-se com arquiteturas contemporâneas de linhas retas. Podem ser lagos internos ou externos e, muitas vezes, ficam faceando uma das paredes da casa. São muito indicados para pequenos espaços, já que podem ser construídos com as paredes retas e não precisam de pedras grandes para o acabamento.

Construção de lago em alvenaria

Cuidado com a estrutura

Ao construir um lago em alvenaria sempre tome cuidado com a estrutura, principalmente se for um lago acima do nível solo. O projeto deve prever as colunas de concreto e cintas de amarração. Dessa forma garantimos uma estrutura firme e evitamos que o lago abra ou crie rachaduras. Sempre procure a ajuda de um arquiteto ou engenheiro para projetar um lago em alvenaria.

Um ralo no fundo do lago e um leve caimento de até 5% devem ser previstos no projeto. Isso irá ajudar muito na manutenção do lago ornamental. A sujeira tenderá a se acumular no ralo, ai é só abrir o registro e deixar a sujeira ir embora. Isso não pode ser feito em lagos com fundo de areia, pois nesse caso a areia iria embora pelo ralo. Um ladrão também deve ser previsto. Ele irá impedir que o lago encha muito e transborde.

Utilize manta líquida impermeabilizante

A impermeabilização deve ser feita preferencialmente com impermeabilizantes líquidos próprios para lagos ornamentais que garantam a cor correta (cor preta) e que não possuam substâncias tóxicas para os peixes. Utilizando as mantas líquidas impermeabilizantes, a aplicação será bem simples e poderá ser feita por pessoas sem nenhuma experiência. Outra opção são as mantas como PVC ou EPDM aderidas com colas especiais nas paredes e fundos. Essas são mais caras e dão mais trabalho para fazer os acabamentos nos cantos. Se for utilizar a mantas em um lago de alvenaria, sempre procure um profissional experiente na aplicação.

Os diferentes acabamentos

Evite deixar o acabamento direto no cimento. Isso pode trazer alguns problemas, como aumento excessivo do pH e o aparecimento de algas multicelulares. Essas algas se fixam nas paredes e irão dar um aspecto de sujeira pelo constaste de coloração do cimento e das algas que apresentam uma cor verde bem escura.

Lagos de azulejo são normalmente projetados como espelho d’água e depois convertidos para lagos. Nunca construa um lago com azulejo ou pastilha, principalmente se forem de cor clara. Os problemas com as algas serão ainda piores dos que quando deixamos o acabamento direto no cimento. Caso já tenha o lago com acabamento em azulejo, faça um pintura em preto utilizando tinta atóxica e especial para azulejos.

Uma alternativa interessante é utilizar nas paredes e no fundo do lago pedras naturais para revestimentos com junta seca (sem rejunte). Esse tipo de pedra confere uma alta sofisticação ao projeto. Procure por pedras escuras, com tons esverdeados ou mais para o preto.

A cor preta no lago ornamental

O ideal é que o lago em alvenaria possua cor preta. Isso confere ao projeto uma profundidade muito interessante além de destacar a coloração das carpas Nishikigois. De preferência para carpas mais claras, como por exemplo a Kohaku (branca e vermelha). Essas ficam perfeitas em lagos escuros. Uma outra opção é utilizar areia especial para lagos no fundo, deixando o lago mais claro e um pouco mais natural.

Lago escavado na terra

O lago escavado é mais comum e mais fácil de ser feito do que o lago em alvenaria. São muito utilizados nos jardins e conferem um aspecto mais natural para o lago ornamental. Os lagos escavados normalmente são integrados ao projeto de paisagismo, diferentemente dos lagos em alvenaria que normalmente são integrados ao projeto de arquitetura.

Plantas no lago

Mantas, também conhecidas como geomembranas ou liners

Para a impermeabilização, devemos utilizar as mantas de EPDM ou PVC aplicadas diretamente sobre a terra. Tente sempre utilizar uma manta especial de proteção, a manta geotêxtil. Essa deve ser aplicada por baixo e depois por cima da manta impermeabilizante e irá proteger a geomembrana de possíveis imperfeições no solo e também das pedras de acabamentos que virão por cima.

Invista em uma impermeabilização de qualidade

Evite utilizar mantas ou geomembranas de baixa qualidade para aplicações em lagos ornamentais, como o PEAD de qualquer espessura ou PVC abaixo de 0,8mm de espessura. A impermeabilização de um lago escavado é um dos itens mais delicados e que devem receber um investimento adequado. O lago depois de pronto, com todo o acabamento instalado não pode apresentar vazamentos. Caso isso aconteça, o trabalho de desmontar tudo para trocar a manta ou reparar os furos será maior do que a própria construção do lago. A economia, que aparentemente existe comprando uma manta de baixa qualidade, pode se tornar em um investimento dobrado.

Acabamentos mais naturais

Para dar um aspecto mais natural, procure utilizar pedras grandes nas laterais. Preencha os espaços entre as pedras grandes com pedras menores como os seixos. Utilize areia especial para lagos no fundo evitando sempre colocar seixos no fundo do seu lago. Os seixos no fundo acumulam muita sujeira e as algas ficam grudadas dificultando bastante a manutenção do lago.Invista em um paisagismo de qualidade no entorno do lago. Tente deixar a borda do lago imperceptível, de forma que o lago pareça que sempre esteve por lá e que não foi construído por alguém. Utilize uma vegetação que invada o lago, como por exemplo, a grama amendoim.

Conhecendo alguns detalhes das duas técnicas mais utilizadas na construção dos lagos ornamentais, fica mais fácil de decidir aquela que mais se adéqua ao seu projeto e estilo. O importante é sempre utilizar materiais de qualidade, feitos especialmente para lagos ornamentais. Dessa forma a construção e as futuras manutenções serão muito fáceis e prazerosas de serem feitas.

Confira também outras dicas que separamos para a construção de lagos ornamentais.

22 comentários

      1. Pensando em uma casa que será construída, em termos de beleza creio que um lago ornamental escavado com pedras e paisagismo seja mais bonito mas em relação ao custo, o lago formal seria mais “barato”? Tentando inclusive negociar essa alvenaria com a construtora que vai executar a obra da casa, piscina etc…

  1. Será q preciso de filtro em um lago de terra em um terreno argiloso é úmido? Á água não seca, mas como a mina d’água não tem fluxo intenso ela está ficando verde alga!

  2. cavei um lago no sítio mas o fundo está muito argiloso e quando chove movimenta a argila do fundo e os peixes morrem, pois a água fica muito turva. como posso consertar isso? O lago tem 2×4. obrigada.

  3. Eu e meu marido construirmos um lago em casa a 4 anos. Entre erros e acertos, hoje conseguimos mante-lo com a experiencia adquirida, mas pretendemos oferecer serviço de construção e manutenção de lagos artificiais em nossa cidade, para isso queremos fazer curso para aprimoramento.
    Vcs tem previsão de curso para quem quer trabalhar com implantação de lago ornamental?

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *