Biologia e química no lago

Equilíbrio biológico em lagos ornamentais

Sem comentários

Um tema pouco discutido, porém essencial e básico para saúde de ambientes aquáticos artificiais é o ciclo do nitrogênio. O ciclo do nitrogênio pode ser resumido como a gestão de resíduos biológicos produzidos pelos habitantes. Peixes, invertebrados, fungos e algumas bactérias excretam resíduos nitrogenados em forma de amoníaco. Também se produz amoníaco através da decomposição das plantas e da matéria animal, incluindo fezes e resto de ração. Esses dejetos, em altas concentrações, tornam-se tóxicos para os peixes e outros habitantes. Precisamos conhecer o processo que torna possível o equilíbrio biológico em lagos

Um ambiente equilibrado consegue lidar com esses compostos

Um ambiente biologicamente equilibrado contém organismos que podem metabolizar os dejetos na água. Os resíduos produzidos em um tanque, por exemplo, são metabolizados por bactérias nitrificantes do gênero Nitrosomonas que capturam o amoníaco da água e o metabolizam para produzir nitritos.

Por sua vez, os nitritos também são altamente tóxicos para os peixes em altas concentrações. E outro tipo de bactéria do gênero Nitrobactéria converte os nitritos em nitratos, uma substancia menos tóxica que as anteriores.

Mesmo o nitrato sendo pouco tóxico, seu acumulo exige trocas parciais de água periodicamente, retirando a água rica em nitratos e repondo com água sem nitratos. Como em um rio, onde a água corre e tem constante troca. Em um ambiente artificial e fechado essa troca natural não ocorre e por isso devemos manter as trocas parciais.

As plantas desempenham papel importante no equilíbrio biológico em lagos

Além das bactérias, as plantas aquáticas também eliminam os resíduos nitrogenados metabolizando o amoníaco e os nitratos. Quando as plantas metabolizam compostos do nitrogênio, eliminam este elemento da água, convertendo-o em biomassa. No entanto, isto é somente temporário, já que as plantas voltam a expulsar o nitrogênio na água quando as folhas velhas se decompõem, por exemplo.

Mídia para lagos e aquários, 15x mais eficiente que o Siporax.

Para reproduzir e manter as bactérias necessárias para esse tipo de ambiente é primordial a utilização de um bom sistema de filtragem com uma grande área para fixação biológica.

A Cubos utiliza como mídia de fixação biológica o Cubos BioZ, um material de altíssima porosidade e com a maior área superficial do mercado. Apenas 170g do Cubos BioZ possuem a área de um campo de futebol profissional.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *