Filtragem do lago

O uso do Filtro UV em lagos ornamentais

63 Comentários

Um dos principais problemas em lagos artificiais, tanques e aquários é o surgimento de algas que ficam em suspensão na água, deixando-a verde. Isso acontece quando alguma coisa está em desequilíbrio ou há algum problema no sistema de filtragem. Mas a boa notícia é que podemos resolver isso facilmente com um equipamento conhecido como Filtro UV.

As principais causas para a água do lago ficar verde são:

  • Ração de má qualidade ou não especifica para peixes ornamentais (alto teor de proteína);
  • Superpopulação no tanque (aumento da carga orgânica);
  • Excesso de matéria orgânica (geralmente no fundo do tanque);
  • Ausência de filtragem biológica adequada;
  • Ausência ou sistema de filtragem mecânica ineficiente;
  • Má circulação de água pelo lago;
  • Tanques expostos ao sol durante todo dia (luz + oxigênio = alga);
  • Tanques muito rasos.

Filtro UV para lagos artificiaisE, como falamos anteriormente, uma das soluções para esse frequente problema é a filtragem ultravioleta. Mais conhecida como filtragem UV ou, simplesmente, filtro UV.

O sistema de ultravioleta (UV) transfere energia eletromagnética de uma lâmpada de arco de mercúrio para um organismo de material genético (DNA e RNA). Quando a radiação UV penetra na parede celular de um organismo destrói a capacidade reprodutora da célula gerada por descarga eléctrica e penetra no material genético dos microorganismos e elimina a sua capacidade de se reproduzir controlando assim o surgimento das algas. Além de fazer controle de algas, o Filtro UV ainda tem poder germicida, e elimina uma serie de doenças que podem atacar os peixes.

Outras aplicações do Filtro UV:

  • No tratamento da água (ultra pura) para a indústria eletrônica e de semicondutores, e similares.
  • Indústria farmacêutica, que requer padrões exigentes para aplicações clínicas e a medida de controle de qualidade na produção de medicamentos.
  • Medidas de controle de qualidade nas fabricas de bebidas de modo a impedir danos provocados por bactérias.
  • Produção alimentar na parte da produção que envolve utilização de água.
  • Água para beber, desde sistemas à escala doméstica até sistemas de abastecimento de grandes comunidades.
  • Água de lavagem, por exemplo na lavagem preliminar dos vegetais que vão ser posteriormente empacotados
  • Água de aquecimento, de modo a minimizar o risco de infecção por legionella.

A Cubos lagos é fabricante dos melhores filtros UV´s do mercado com mais de uma década de experiência na fabricação desses equipamentos. As lâmpadas são testadas individualmente e possuem poder germicida de 8 mil horas. Além de tudo isso, o produto possui  10 anos de garantia no corpo do equipamento e assistência técnica direto na fábrica.

63 comentários

  1. Gostaria de saber quanto está essa lâmpada e ô quê têm dê diferentes das outras quê já comprei com você aí?

    1. Oi Leinaldo, tudo bem? O preço da lâmpada é o mesmo do modelo de plástico. O que muda no modelo de INOX é somente o corpo que ao invés de ser de plástico é de Aço Inox 316. Isso garante um melhor acabamento, uma eficiência um pouco melhor por causa da reflexão da UV e uma durabilidade praticamente eterna.

    2. Boa noite. Estou terminando um tanque de 2×2 e 50cm de profundidade. É necessário o filtro UV. Qual seria o ideal?

        1. Gostaria de saber como faço para adquirir um filtro UV
          Para tanque de aproximadamente 30.000 litros de agua

  2. Boa tarde. Estou pretendendo futuramente montar um pequeno lado em minha casa e tenho algumas dúvidas quanto esses filtro UV. Uma delas é saber qual relação delas com a quantidade de água do lago, ou seja, um lago de 500 litros, qual o filtro UV ideal., e para essa quantidade de água qual seria o filtro ideal para esse lago. Obrigado. Ficarei no aguardo!

    1. Preciso de um filtro de qual potência para lago de 1.200 litros sendo maior parte com máximo de 30cm de profundidade. E qual bomba usar?
      Preciso usar tb outros produtos tipo ionizantes?

  3. Gostaria de saber mais informações sobre os aspectos fitossanitarios, eliminação de bacterias, germes e protozoários
    Acqua Ita

  4. Oi tenho um tanque de 6000l q fica no meu quintal tem exposicao ao sol, esse filtro deixa meu tanque sem algas? Qual tamanho do filtro q preciso.

  5. Boa tarde!
    Construi uma piscina natural, mas a água acaba ficando esverdeada, junta bastante limo no fundo.
    E um lago bem grande. não sei dizer quantos litros tem, mas leva 4 dias e quatro noites para encher com um cano da 75 mm despejando água quando eu esvazio para limpar.
    A água vem da montanha canalizada em cano de 75 mm. è uma água bem tranparente, mas com o passar dos dias vai ficando esverdeada na piscina/lago.
    Este sistema lampada uv resolveria este problema.
    Obrigado

    1. Boa tarde. Tenho um lago com capacidade de 2400 litros exposto a luz solar por cerca de 4 horas no período da manhã. Qual seria o modelo de uv Cubos mais adequado?

  6. Boa tarde! tenho um tanque com criação de peixes de aproximadamente 10mX12MX1,2m e gostaria de saber qual a melhor indicação de filtro de Uv para tratamento de algas verdes.
    Grato.

    1. Olá Claudoarte, bom dia. Para o seu tanque eu recomendo a partir de 6 unidades do Cubos UV 95W. Vou entrar em contato por e-mail para pegar mais informações. Abraços.

  7. tenho um uv de 25 watts num tanque de 3000 litros….já está ligado o uv a tres dias durante 24 horas e não vi ainda resultado de clareamento de minha agua qto as algas…em qto tempo o filtro cristaliza a agua ?

    1. Oi Eduardo. A Cubos não tem UV de 25W. Como não conheço o seu filtro não tenho como lhe dizer sobre a eficiência dele. Cada marca fabrica de forma diferente, o que pode influenciar muito no desempenho. Fico a sua disposição.

  8. Tenho um tanque de 10 mil litros e vou colocar uns 160 peixes qual filtro uv você mim indica pra água não ficar verde?

  9. Bom dia.
    Meu lago de uma hora para outra está verde, é notável que a UV não está funcionando, embora está acesa, o que pode ser?

    1. Oi Alexandre, bom dia. A lâmpada UV tem vida útil, normalmente de 8000 horas, o que dá aproximadamente 1 ano ligada. Mesmo ela acendendo depois desse tempo, a eficiência cai muito. Veja se a sua não está a mais de um ano funcionando.

  10. Boa tarde!
    Tenho uma lâmpada UV 15w sendo usada para filtragem de uma caixa de 1000L, retirei hoje para limpeza e a mesma está como que alumínio. O que houve? Essa lâmpada ainda tem utilidade?

    1. Oi João. Quando ligada 24h por dia, a lâmpada tem vida útil de aproximadamente 1 ano. Ela realmente fica meio aluminizada, mas não é isso que indica que está queimada.

    1. Melhor colocar na saída do filtro biológico porque a água já vai entrar limpa no UV. Só se o filtro biológico for por gravidade que pode dar problema na vazão de saída.

  11. Meu tanque em geomembrana com 20 metros de largura, 30 metros de comprimento com profundidade de 1 metro e 80 cetimetros eu construi ao lado um filtro biológico de 20 metros por 3 metros; nele existe um alçapão escuro pra eliminar o verde da agua mas nao está eliminando. alguma sugestão pra mim, seria adaptar tbem o UV e que potencia seria?
    Att.
    Zailson

  12. Olá… socorro!! preciso de ajuda. Construi um laguinho de cimento de mais ou menos uns 8000 lts. Dai comprei com vocês a bomba (ótima) e o impermeabilizante. Ele ficou com as paredes pretas e gostei muito. Então coloquei agua e estava lindo. Mas não coloquei o filtro UV e agora o lago está escuro, não consigo enxergar o fundo (nem coloquei peixes ainda). Mas a agua parece que está branca, então acredito que seja o musgo que criou nas paredes e no fundo que deixou o lago assim. Você pode me dizer se o filtro UV resolve e qual é o indicado?

  13. O sistema de lluz ultravioleta dentro do tubo , tem que ser limpo de tempos em tempos? Podemos abrir as tampas rosqueadas e fazer a limpeza?

  14. Olá companheiro. Tenho um lago de 3x2x1,50. Estou usando duas bombas uma de 4500l/h e outra de 5600l/h. Acabei comprando um esterilizador UV de 36w para 3000 galões. Será que vai atender meu lago? Sendo que fica exposto ao sol 10h/dia. Escrevo de Angola, infelizmente há muita limitação de materiais para lagos por cá.

  15. Boa Noite.
    Possuo um tanque onde tenho tilápias e carpas. O volume de água varia entre 60.000 a 100.000 litros.
    Tenho um aerador que mantenho ligado 15 minutos a cada hora.
    Qual filtro vc me indica para eliminar as algas?
    É interessante também colocar algumas plantas aquáticas para melhorar a oxigenação e a limpeza da água (qual)?

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *