Filtragem do lago

O uso do Filtro UV em lagos ornamentais

15 Comentários

Um dos principais problemas em lagos artificiais, tanques e aquários é o surgimento de algas que ficam em suspensão na água, deixando-a verde. Isso acontece quando alguma coisa está em desequilíbrio ou há algum problema no sistema de filtragem. Mas a boa notícia é que podemos resolver isso facilmente com um equipamento conhecido como Filtro UV.

As principais causas para a água ficar verde são:

  • Ração de má qualidade ou não especifica para peixes ornamentais (alto teor de proteína);
  • Superpopulação no tanque (aumento da carga orgânica);
  • Excesso de matéria orgânica (geralmente no fundo do tanque);
  • Ausência de filtragem biológica adequada;
  • Ausência ou sistema de filtragem mecânica ineficiente;
  • Má circulação de água pelo lago;
  • Tanques expostos ao sol durante todo dia (luz + oxigênio = alga);
  • Tanques muito rasos.

filtro uv inox

E, como falamos anteriormente, uma das soluções para esse frequente problema é a filtragem ultravioleta. Mais conhecida como filtragem UV ou, simplesmente, filtro UV.

O sistema de ultravioleta (UV) transfere energia eletromagnética de uma lâmpada de arco de mercúrio para um organismo de material genético (DNA e RNA). Quando a radiação UV penetra na parede celular de um organismo destrói a capacidade reprodutora da célula gerada por descarga eléctrica e penetra no material genético dos microorganismos e elimina a sua capacidade de se reproduzir controlando assim o surgimento das algas. Além de fazer controle de algas, o Filtro UV ainda tem poder germicida, e elimina uma serie de doenças que podem atacar os peixes.

Outras aplicações do Filtro UV:

  • No tratamento da água (ultra pura) para a indústria eletrônica e de semicondutores, e similares.
  • Indústria farmacêutica, que requer padrões exigentes para aplicações clínicas e a medida de controle de qualidade na produção de medicamentos.
  • Medidas de controle de qualidade nas fabricas de bebidas de modo a impedir danos provocados por bactérias.
  • Produção alimentar na parte da produção que envolve utilização de água.
  • Água para beber, desde sistemas à escala doméstica até sistemas de abastecimento de grandes comunidades.
  • Água de lavagem, por exemplo na lavagem preliminar dos vegetais que vão ser posteriormente empacotados
  • Água de aquecimento, de modo a minimizar o risco de infecção por legionella.

A Cubos lagos é fabricante dos melhores filtros UV´s do mercado com mais de uma década de experiência na fabricação desses equipamentos. As lâmpadas são testadas individualmente e possuem poder germicida de 8 mil horas. Além de tudo isso, o produto possui  10 anos de garantia no corpo do equipamento e assistência técnica direto na fábrica.

15 comentários

    1. Oi Leinaldo, tudo bem? O preço da lâmpada é o mesmo do modelo de plástico. O que muda no modelo de INOX é somente o corpo que ao invés de ser de plástico é de Aço Inox 316. Isso garante um melhor acabamento, uma eficiência um pouco melhor por causa da reflexão da UV e uma durabilidade praticamente eterna.

  1. Boa tarde. Estou pretendendo futuramente montar um pequeno lado em minha casa e tenho algumas dúvidas quanto esses filtro UV. Uma delas é saber qual relação delas com a quantidade de água do lago, ou seja, um lago de 500 litros, qual o filtro UV ideal., e para essa quantidade de água qual seria o filtro ideal para esse lago. Obrigado. Ficarei no aguardo!

  2. Gostaria de saber mais informações sobre os aspectos fitossanitarios, eliminação de bacterias, germes e protozoários
    Acqua Ita

  3. Oi tenho um tanque de 6000l q fica no meu quintal tem exposicao ao sol, esse filtro deixa meu tanque sem algas? Qual tamanho do filtro q preciso.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *