Cuidados com o lago

5 acessórios necessários para cuidar do seu lago ornamental

5 Comentários

Os lagos ornamentais ou artificiais, como também são conhecidos, são bastante usados para compor jardins. Eles cumprem um objetivo estético no projeto paisagístico da sua casa, sendo que a maioria deles é construído na área de lazer. Esses lagos ainda têm o papel de estocar a água das chuvas e de, assim, economizar o recurso para ser usado em outras atividades domésticas.

Embora pareça difícil, montar um lago ornamental é uma tarefa simples. Contudo, é preciso estar atento a alguns detalhes, como o tamanho e a profundidade do lago, a assimetria e a regularidade da escavação, a localização da cascata, a instalação da bomba para lago, a escolha da diversidade de peixes e os detalhes estéticos.

Não existem regras para a sua criação, mas reunimos aqui algumas dicas de acessórios essenciais, que vão permitir o perfeito funcionamento, a necessária manutenção e os cuidados ideais para o seu lago. Acompanhe!

1. Sistema de filtragem mecânico e biológico

O equipamento mais importante para o lago ornamental é o sistema de filtragem. O ideal é que esse filtro ele exerça, pelo menos, as funções mecânicas e biológicas.

A filtragem mecânica tem a função de reter as partículas sólidas e mais grossas em suspensão no lago, enquanto a biológica fica por conta da decomposição da matéria orgânica (folhas, coliformes fecais dos peixes, entre outros restos orgânicos que podem causar danos à saúde dos peixes). Esse filtragem biológica é feita por bactérias especializadas que ficam presas às mídias dos filtros.

Esse sistema de filtragem é ideal para manter o equilíbrio do lago ornamental. São sistemas compactos e de fácil instalação.

2. Bomba para lagos

A bomba de água para lagos ornamentais é o equipamento que irá fazer com que todos os filtros funcionem de forma correta. Devido a sua enorme importância, o recomendado é que sempre se tenha pelo menos duas bombas funcionando no lago ornamental. Caso uma das bombas para de funcionar por qualquer motivo, você ainda terá a outra bomba do lago funcionando e oxigenando a água para os peixes não morrerem.

3. Filtro ultravioleta dimensionado corretamente

O filtro ultravioleta (UV) é outro acessório indispensável para os lagos ornamentais. Esse filtro é composto por uma lâmpada interna que emite a radiação ultravioleta, sendo essa luz capaz de destruir o DNA das algas e de evitar que elas se proliferem na água do lago.

O filtro ultravioleta tem lâmpadas disponíveis nas potências 9W, 18W, 36W, 60W, 95W e 150W, para lagos de até 40 mil litros. É importante lembrar que essas lâmpadas têm vide útil de um ano e, portanto, é preciso ficar atento à manutenção e à troca no tempo certo.

4. Filtro de ozônio

O sistema gerador de ozônio é uma tendência bem moderna, com uso recente no Brasil. Ele libera ozônio na água para realizar a degradação de toda a matéria orgânica do lago ornamental. Essa filtragem feita pelo ozônio possibilita a limpeza, a assepsia e a oxigenação da água, tornando-a mais cristalina. O ozônio é capaz de até mesmo destruir as moléculas de amônia. Lembre-se de que a geração de ozônio deve ser feita na medida certa para o volume do lago. O recomendado é usar esse filtro em conjunto com o filtro UV no seu lago ornamental.

5. Carvão ativado

O uso do carvão ativado também é importante para os cuidados com o lago ornamental. Isso porque ele realiza uma filtragem química da água, removendo, principalmente, compostos que colorem e contaminam a água.

O produto é indicado, pois retira odores ruins, melhora a coloração da água e adsorve a pigmentação proveniente da decomposição das folhas que caem sobre o lago. O carvão ativado deve ser usado constantemente na manutenção do lago ornamental e substituído de 3 em 3 meses.

Outros acessórios não menos importantes

Para tornar o seu lago ornamental ainda mais equipado, vale também investir em:

A perneira de nylon facilita o dia a dia de quem fará a manutenção do lago ornamental. Isso porque, com ela, é possível entrar no lago sem precisar trocar de roupa, evitando molhar a roupa do corpo ou mesmo sentir frio devido ao contato com a água. Para maior praticidade, essa perneira pode ser fixada na cintura. Assim, há maior flexibilidade dentro do lago.

O passaguá também é um acessório interessante para quem tem as carpas koi no lago ornamental. É a melhor forma de capturar essa espécie de peixes delicados.

Outros cuidados

Mais do que usar esses acessórios que listamos até aqui, é preciso ainda tomar alguns cuidados importantes com o seu lago ornamental. O 1º deles é realizar um teste de pH. O ideal é que o pH esteja entre 7,2 a 7,8, já que essa é a melhor faixa para as carpas que irão povoar o lago ornamental.

Outro cuidado é em relação ao teste de amônia. Deve ser usado um reagente durante o teste para verificar as condições químicas da água e, a partir dessa análise, será possível tomar as medidas necessárias para garantir que ela esteja equilibrada. A água do lago deve ser coletada, e os reagentes serão aplicados para que ocorra então a avaliação dos parâmetros da água. O ideal é que o nível de amônia no lago ornamental seja correspondente a 0. Até porque, se o pH estiver muito alto, a amônia pode ficar ainda mais tóxica para os peixes que vivem no lago artificial.

A ração para os peixes é outro ponto de destaque. É importante prezar pela qualidade da ração, pois é ela que vai ajudar na absorção dos nutrientes. Outro ponto é que a ração de boa qualidade dificilmente vai gerar muitas impurezas na água.

Vale ainda ter um medidor para alimentar os peixes do lago ornamental com a quantidade adequada de ração, evitando desperdícios e impurezas extras no reservatório de água.

E então, o que achou das nossas dicas de acessórios para equipar o seu lago ornamental? Se você quer garantir o perfeito funcionamento e maior vida útil para o seu reservatório, entre em contato com a Cubos e conheça os produtos que você pode adquirir para a sua área de lazer.

5 comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *