Lago no paisagismo

5 dicas para fazer uma decoração com pedras

2 Comentários

Sua casa deve ser um refúgio. Um lugar para relaxar e desconectar-se das obrigações e estresses diários. Para isso, você pode transformá-la em um ponto de paz por meio da natureza, ao utilizar, por exemplo, uma decoração com pedras.

Como soa a ideia de ter um lago artificial em casa? Boa, não? Então, se você procura trazer a natureza para dentro do lar, criando um ambiente mais agradável, continue lendo o post para descobrir dicas de como montar uma decoração com pedras. Confira!

Os benefícios da decoração com pedras

Decorar sua casa com materiais da natureza faz com que energias boas fluam pelo local, já que ela vibra positividade e isso afeta diretamente o seu humor.

A pedra é um elemento comum na natureza e muito fácil de ser incorporada à decoração da casa.

É possível aplicá-la em paredes, duchas, jardins, pisos ou lagos artificiais. No interior ou no exterior de casa e, praticamente, em todos os cômodos.

Na simbologia japonesa, as pedras são sinônimo de resistência e, no Xintoísmo, são adoradas como divindades. Logo, elas representam força e espiritualidade.

Não existe um lugar certo

Engana-se quem pensa que somente em casas grandes, com extensas áreas externas, é possível incluir a natureza na decoração. Qualquer ambiente, com um pouco de criatividade, tem o que é preciso para receber um toque de natureza.

E as pedras facilitam ainda mais essa tarefa, sendo extremamente versáteis.

A decoração com pedras

A forma como você dispõe um conjunto de pedras muda completamente o estilo do resultado final.

As pedras, apesar de parecerem inalteráveis, podem apresentar um estilo rústico, nórdico, delicado, industrial ou ser a fusão de vários estilos.

Confira abaixo 5 tipos de decoração com pedras para se inspirar!

1. Paredes revestidas de pedra

Esqueça as cores de tinta tradicionais e os papéis de parede ultrapassados. Faça com que a sua casa seja, literalmente, rodeada de natureza.

Existem vários tipos de pedra para revestir sua parede, com tons variados e diferentes cortes.

Pedras maiores, em tons neutros, e posicionadas de forma assimétrica, dão uma aparência rústica ao local, enquanto pedras menores, retangulares e posicionadas na horizontal, criam um efeito mais delicado.

Apesar de ser muito bonito e valorizar a construção, ao utilizar um revestimento de pedras em locais internos, você resfriará o ambiente. Por isso, se o local onde você mora for frio, é melhor optar por revestir uma parede externa.

Também é preciso limpar com frequência esse revestimento para evitar o acúmulo de sujeira nos vãos das pedras.

Mas não se preocupe, já que água e sabão neutro são o suficiente. Produtos abrasivos podem manchar ou corroer o material.

2. Jardim de inverno

Os jardins de inverno são o exemplo de como ter um recanto dentro de casa que transmite aconchego e tranquilidade. Mesmo que pequenos, existem inúmeras possibilidades de paisagismo para valorizar o ambiente.

Uma boa dica é criar desenhos com as pedras no chão do seu jardim de inverno, ou, então, caso haja espaço, um caminho que, quem sabe, acabe em uma bela cascata ou lago artificial.

A pedra de rio, a brita, a dolomita e o cascalho são boas opções para usar em um jardim de inverno, pela sua aparência, textura e durabilidade.

Não subestime o espaço que você tem dentro de casa! Pesquise referências na Internet e converse com profissionais para entender quais são os melhores materiais e como fazer escolhas mais harmoniosas.

3. Pedras em vasos

As pedras, normalmente, aparecem em pisos, lagos e na terra, mas também podem fazer parte do seu jardim dentro dos vasos.

Elas embelezam ainda mais qualquer planta. Opte pelos vasos de barro ou cerâmica, que são os mais indicados para composições com pedras — as menores acompanham plantas mais delicadas, enquanto as maiores conversam melhor com plantas exuberantes e altas.

4. Banheiros de pedra

O banheiro, muitas vezes, é renegado quando se pensa em decoração com elementos da natureza. No entanto, esse é um dos cômodos da casa que mais transmite vibrações e energias.

As pedras, nesse ambiente, compõem as pias, as paredes e até o chão. Você também pode incluí-las nos detalhes, como na moldura de um espelho ou em vasos.

Tente mesclar as pedras com móveis de madeira. É certo que você terá uma sensação de tranquilidade assim que colocar os pés dentro do banheiro. Lembre-se, apenas, de que esse é um ambiente extremamente úmido, por isso, opte por opções com baixa absorção de líquido e alta resistência ao desgaste.

5. Lagos artificiais

Os lagos artificiais são um atrativo aos olhos. Além de uma bela decoração, você também pode utilizá-los como uma cisterna, estocando água da chuva para atividades domésticas e, assim, economizando.

E, é claro, todo lago pede por pedras ao seu redor. Boas escolhas são as pedras-ferro para os lagos orgânicos e as de revestimento de parede quando o lago for formal. Por mais que você queira trazer a natureza para sua casa, lembre-se de fazer escolhas ecologicamente corretas sem interferir no meio ambiente como um todo.

As pedras, ao interagirem com os lagos artificiais, tornam o ambiente mais natural e resistente. Você pode colocar plantas em volta também, deixando o lugar mais charmoso ou, então, contar com a presença de peixes, que trazem uma conexão ainda maior com a natureza.

Só não se esqueça de cuidar muito bem desses animais, certificando-se do que é necessário para que tenham uma boa qualidade de vida.

Uma dica é alternar pedras de tamanho médio e pequeno ao redor do lago, o que dará a ideia de movimento.

Acredite: montar um lago artificial em casa é mais simples do que você pensa. A nossa seção com posts sobre construção de lagos poderá ajudá-lo!

As pedras são um elemento essencial para quem deseja decorar inspirando-se na natureza. Além de resistentes, elas apresentam uma grande variedade de cores e texturas, possibilitando a criação de diferentes estilos.

O que você achou dessas dicas de decoração com pedras? Gostaria de implementá-las na sua casa? Não se esqueça de seguir nossas redes sociais para receber outros conteúdos como este! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, e no YouTube! Vamos lá!

2 comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *