Cuidados com o lago

Quais peixes podem conviver junto com as carpas?

28 Comentários

As carpas são os peixes para lagos ornamentais preferidos da grande maioria das pessoas. Essa preferência se deve ao fato de que as carpas são peixes extremamente dóceis e de uma beleza única. São animais de água fria e por isso se adaptam e diferentes climas.

Porém, ainda existem diversas dúvidas em relação a quais espécies são compatíveis para viverem junto com as carpas. Os principais fatores que afetam a compatibilidade entre os animais são:

Compatibilidade entre peixes para lagos ornamentais

Levando em conta que cada espécie possui um nível ótimo de cada fator citado acima e que cada animal também possui uma margem de tolerância para os mesmos, as principais indicações para lagos com carpas são:

Kinguios

Os Kinguios, conhecidos também como peixe dourado ou peixe japonês, são da mesma família das carpas (Ciprinídeos). Podem comer a mesma ração e possuem características muito semelhantes às das carpas. Apesar disso, são peixes mais lentos que as carpas e podem ter alguma dificuldade em se alimentar já que as carpas tendem a comer primeiro.

Cascudos

Peixes de fundo, os cascudos são muito mansos e podem conviver perfeitamente com as carpas. Gostam de comer as algas que ficam presas nas pedras por isso, são peixes comuns em lagos ornamentais. Não precisam de alimentação especial e encontrão, no próprio lago, tudo o que precisam para suas refeições. São animais de hábitos noturnos, mas também serão vistos durante o dia. Ficam muito grandes nos lagos e, por isso, coloque apenas um cascudo para cada aproximadamente 3000 litros de água.

Coridoras

Assim, como os cascudos, as coridoras possuem a sua boca voltada para baixo. Isso indica que a forma de se alimentar desse peixe é, preferencialmente, no fundo do lago. Possuem um nado gracioso e hábitos diurno, conferindo uma beleza adicional aos lagos ornamentais.

Espadas

São peixes pequenos e que nadam em cardume, deixando os lagos ornamentais com muita vida e divertidos. Por serem de cardume, ficam mais bonitos quando em grande quantidade no lago. Você pode colocar de 20 a 50 espadas para cada 1000 litros de água. Quando filhotes, poderão ser comidos pelas carpas. Por isso, prefira colocar esses peixes quando já tiverem mais de 5cm. Também não precisam de alimentação especial, e conseguirão suprir suas necessidades com a comida encontrada no próprio lago.

Molinesias

Assim, como os espadas,  as molinésias são peixes pequenos e de cardume. São animais muito bonitos e possuem diversas cores. Se adaptam bem aos lagos ornamentais e costumam se reproduzir com facilidade. Quando os lagos possuem abrigos e esconderijos para os alevinos, existe uma grande possibilidade deles crescerem sem serem comidos pelos outros peixes.

Devemos lembrar também que outros fatores podem acarretar problemas entre as espécies de peixes para lagos ornamentais, mesmo estas sendo compatíveis entre si. Animais de tamanhos muito diferentes geralmente podem acarretar em predação. Um ambiente com superlotação acarreta em aumento da agressividade entre os animais.

Curta a nossa página no Facebook e fique sempre ligado nas novidades e posts para quem ama os lagos ornamentais.

28 comentários

  1. Amigos vi que vcs colocaram coridora.perdi duas carpas de 40cm cada.fui ver o que era.tavam com uma coridora dentro da garganta.a coridora abriu tipo os ferraosinho do lado que chego a furar a boca da carpa.

  2. Agradeco pelas dicas de peixes que podem cpnviverem juntos.sou iniciante no assunto.mas gosto muito de peixes.. Tenho um cascudo.uma carpa.um kinguio e outro nao me lembro.. ainda vou ter um peixe telescopio.acho engracado. Michele

      1. Boa noite. Gostaria de receber uma consultoria local para conhecer meu lago e propor melhorias. Conhece alguém em Goiânia que pode prestar este tipo de serviço?

  3. Tenho umas 15 carpas de mais ou menos 20 cm e mais ou menos uns 50 espadinhas que agridem as carpas fazendo que elas parem de comer e se refugiando acho que vou me livrar dos espadinhaas o que vc acha ?

  4. Boas divas. Meu lago tem 10 mil litros, no momento só tenho Carpas e Japonês( Kinguios).
    Mas GRATO pelas informações… vou introduzir umas Molinesias e Espadas, já um pouco crescidas e também os Cascudos.
    Meu lago tem areia no fundo. Comprada de um bom fornecedor e propria para lagos. Isso ajuda a Biologia da água é bom para os peixes. De plantas so tenho 2 Ninféias, uma RUBRA SP e outra BRANCA, mas ainda não deram flores
    Coloquei no lago várias Aguapés, porém, eles soltavam muitas raízes, afetaram até minhas bombas, resolvi tirar tudo, fiz certo?
    O LAGO não dispõe de abrigos ou LOCAS para peixes pequenos, seria bom fazer umas LOCAS com pedras de Seixo Rolado, para defesa dos peixes menores?
    EU fiz uma Cascata muito bonita e tenho um Ozonizador, com filtro UV de 36W, a água está cristalina.
    O que tem me desagradar o e MUITO é o grande consumo de energia. O OZONIZADOR, só funciona quando ligo uma Bomba de 25 mil litros, com potência de 620W, é uma bomba da Orca da Cubos, porém, consome demais energia, aí eu só ligo às vezes, tenho uma bomba de 2mil litros da Mídos, mas não tem pressão para acionar o Ozonizador, segundo os técnicos da PANAZON, empresa muito bem conceituada nessa área, de Ozonizadores.
    Por fim, comprei em 6 de Setembro de 2018, SEIS tartarugas, todas com Certificado do IBAMA, Comprei da Reseva Romanetto no Paraná. Como já tinha um laguinho com 700 litros,preparei e coloquei as Tartarugas Tigre de água, elas chegaram do tamanho de uma moeda de UM REAL, Hoje, 10 de Fevereirode 2019, já cresceram muito, como esse laguinho pega muito sol elas adoram. Ofereço ração de ótima qualidade da SERA, própria para tartarugas Tigre de água e DUAS VEZES POR SEMANA, ofereço CARNE CRUA E MOÍDA ELAS COMEM ADORAM ESSA PROTEÍNA. Elas tomam bastante sol o que é excencial para o desenvolvimento do Casco das Tartarugas.
    Tenho idéia de quando elas tiverem UM ANO DE IDADE, colocar no lago GRANDE, isso é aconselhável? Elas convivem bem com UM MIX DE CARPAS… ESPADAS… CASCUDOS E MOLINESIAS???
    Acho que já falei demais, conto com sua orientação.
    Como final, meu lago fica na cidade de ITAIPAVA, DISTRITO DE PETRÓPOLIS NO RIO DE JANEIRO – RJ, Éuma cidade serrana do Rio e no inferno esfria bem.. Se for possível, me orienta com relação às Tartarugas que NÃO SUPOTAM O FRIO E POR ISSO ELAS HIBERNAM… E NÃO SE ALIMENTAM É BAIXA SUAS DEFESAS… E ELAS PODEM CONTRAIR DOENÇAS. PENSO EM INSTALAR UM SISTEMA DE AQUECIMENTO COM LAMPADAS DE UVA E UVB… para fazer face ao fria… a água fica realmente gelada, para Tartarugas de sangue frio é péssimo.
    Obrigado.. AGUARDO UMA RESPOSTA… E SOU INICIANTE NO LAGUISMO ME AJUDA!!!!

    1. Olá Djair, bom dia
      O correto é deixar a bomba funcionando 24h por dia. O sue lago de 10.000 é grande, não da para ter uma bomba mais fraca do que a Ocra 25000. Com relação as tocas para os peixes menores é interessante fazer sim. As tartarugas podem ser um pouco agressivas com os peixes, mas em um lago grande não terá problema.

      Abraços.

  5. eu tive que tirar o cascudo do meu lago pois ele estava atacando a minhas kois chegou a machucar uma eu nao recomendo colocar cascudo junto com as carpas ja tenho varios amigos que tiveram este mesmo problema

  6. Muito bom o artigo. Parabéns!
    Obrigado por compartilhar informações que serão muito úteis para todos os apreciadores do laguismo.

  7. Só não entendo uma coisa, Espadas e Molinesias são muitos sensíveis as temperaturas baixas. como os lagos tem temperaturas abaixo de 24 graus esses peixes não suportariam em épocas de frio.

  8. Tal como o Leandro disse acima (28/05) preciso de um técnico para ativar meu lago. Posição geográfica: cidade de Quatis (RJ) próximo a Resende RJ e Barra mansa RJ

  9. Boa tarde, Caio !
    Sou o Mario aqui “Arteiro Decor (@arteirodecor)” estou orçando um lago aqui em Betim / Mg para um cliente meu acima do chão. Com duas paredes em alvenaria e duas em vidro. Devido eu também ter a visão lateral deste lago o acará teria um bom relacionamento com as carpas ?

  10. Bom dia! Acredito que o grande segredo é observação e acompanhamento. Tenho varias especies convivendo em harmonia com as carpas, mas temos que que estar sempre atentos a comportamentos anormais, para manter o equilíbrio do lago. Primeiro ponto e essencial é a filtragem, para quem quer ter muitos peixes. O ozônio da cubos, foi quem solucionou o problema da qualidade da água, para uma população alta de peixes, alem claro da filtragem biologica e UV. Como citado no artigo, outro ponto são os parâmetros de temperatura, PH… que algumas especies podem não se adaptar aos tolerados pelas carpas. Tenho Carpas, Oscar, Peixe Faca, Cascudos, Tricogaster, Cometa, Arraias, Espadas, Molinesias, Gurami – Gigante, moreia e tartaruga tigre dágua em um lago de 9.000 Litros. O que me atrai no lago é a diversidade, mas temos que estar sempre atentos, pois problemas podem acontecer, tive que retirar um ciclideo americano(Labiatus) pela agressividade. Espero ter contribuído, com quer ter outras especies além das carpas, como eu! Forte abraço.

  11. temos um lago no condomínio para irrigação dos jardins com as medidas de, 26 x 17 mts.e 2,20 mts de profundidade, é abastecido com água do poço artesiano e mantemos a mais de 8 anos com centenas de tílapias e a cada dois anos retiramos uma certa quantia para manter o lago.
    precisamos de reformar o sistema de impermeabilização. Vocês poderiam nos fazer uma visita ou indicar alguma empresa “somos de São José do Rio Preto” SP.
    Obrigado
    Adriano

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *